A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS

Texto retornará para análise dos senadores

21/02/2024 às 20:48

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (21) projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado. .

PUBLICIDADE

O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na lista, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva.

O relator, deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), defendeu que a divulgação trará dignidade ao cidadão que espera pelos procedimentos no SUS. “Essa ação vai dar dignidade à saúde pública do Brasil. Vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois”, afirmou.

Os governos e responsáveis pelas unidades de saúde deverão atualizar as listas quinzenalmente, que somente poderão ser alteradas com base em critério médico. Os pacientes que tiverem datas alteradas ou procedimento desmarcado terão de ser avisados em tempo adequado e informados sobre a nova data de agendamento.

A cada mês, os gestores das unidades de saúde terão de informar, também na internet, o número de pacientes nas filas de procedimentos por especialidade e o tempo médio de espera.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

PM prende dupla suspeita de roubar celulares na AM-352 e recupera aparelhos das vítimas

Ação do 9º Batalhão da Polícia Militar ocorreu após denúncias de assaltos na rodovia que liga Manacapuru a Novo Airão.

há 27 minutos

Brasil

O que é misantropia? Termo dispara nas buscas após invasão hacker em sistema da Defesa Civil

Palavra enviada em notificações indevidas após invasão hacker gerou dúvidas e se tornou um dos termos mais pesquisados do país.

há 57 minutos

Política

Japão encara Tunísia para encaminhar classificação na Copa do Mundo 2026 e manter longa sequência invicta

Seleção asiática chega embalada por oito jogos sem derrota e pode ficar muito próxima das oitavas de final do Mundial.

há 8 horas

Esporte

Após Alemanha vencer Costa do Marfim de virada, seleção garante classificação antecipada na Copa do Mundo 2026

Seleção alemã reage no segundo tempo, vence por 2 a 1 e assegura vaga na fase eliminatória do Mundial.

há 9 horas

Brasil

Governo amplia cerco contra bets ilegais e mira influenciadores e bancos que operam com apostas irregulares

Medidas preveem cobrança de tributos, bloqueio de recursos e responsabilização de instituições financeiras ligadas a plataformas sem autorização.

há 10 horas