Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Gás natural no Amazonas é o mais competitivo do país nos segmentos industrial e comercial

Constatação foi feita por meio de simulador de competitividade tarifária lançado pela Firjan

Por Hugo Guimarães

22/02/2024 às 14:49

Foto: Icaro Guimarães/Cigas

O Amazonas possui a tarifa de gás natural mais baixa do País nos segmentos industrial e comercial e ocupa a segunda posição no segmento veicular. A constatação é baseada em levantamento feito por meio de simulador de tarifa lançado recentemente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

PUBLICIDADE

A calculadora, disponível no site da Firjan, simula o valor total da fatura do consumidor, a partir do preenchimento de dados de consumo e a indicação do segmento. Para isso, o simulador, elaborado pela Gerência de Petróleo, Gás e Naval da Federação, leva em consideração tanto a faixa de consumo quanto os valores das tabelas tarifárias praticadas nos estados.

O levantamento tomou como base dados das tabelas tarifárias de 19 distribuidoras de gás natural do País. O estudo indicou a alta competitividade do preço do gás natural distribuído pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

No caso do segmento industrial, a tarifa praticada pela Cigás é a mais baixa do país junto aos usuários de grande e médio portes. Atualmente, o gás natural é utilizado como insumo por 71 usuários deste ramo, dos mais diferentes segmentos: eletroeletrônico, duas rodas, papel e papelão, químico, bebidas, entre outros.

Considerando a pluralidade de aplicabilidades, o combustível é usado, por exemplo, por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) no aquecimento de fornos, caldeiras e como matéria-prima para produtos.

PUBLICIDADE

Em se tratando do segmento comercial, a tarifa praticada pela Companhia de Gás do Amazonas é a mais baixa. Hoje, a Cigás fornece gás natural para empreendimentos de diversos ramos de atividades, entre os quais os maiores shoppings da cidade, supermercados, restaurantes, lavanderias, academias e o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

O levantamento indica ainda a alta competitividade da tarifa do gás natural veicular (GNV) no Amazonas. O preço é o segundo menor do País. A rede de fornecimento atual de GNV, no Amazonas, conta com seis postos de combustíveis em funcionamento e dois outros prestes a serem inaugurados.

Segundo o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, houve crescimento de 38% do número de unidades consumidoras contratadas de gás natural (GN) no estado, em 2023, em comparação com o ano anterior, comprovando o avanço e a alta qualidade do serviço de distribuição e comercialização de gás natural no estado.

“O Amazonas vem reiteradamente ocupando posições de destaque quanto à competitividade da tarifa de gás natural, o que reflete a preocupação da Companhia de resguardar o princípio de modicidade tarifária, que é um direito dos cidadãos”, afirma o diretor.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Aleam convoca primeiros aprovados do concurso público; lista será publicada nesta quinta-feira

Assembleia Legislativa do Amazonas inicia nomeação de 25 aprovados após 14 anos sem concurso público.

há 28 minutos

Amazonas

MP-AM investiga falta de concurso público em Manaquiri e apura excesso de contratações temporárias

Levantamento do Ministério Público aponta que apenas 28,8% dos servidores municipais são efetivos.

há 48 minutos

Política

David Almeida propõe ampliar acesso à água tratada, fortalecer a pesca e transformar Parintins em polo permanente de desenvolvimento

Durante entrevista em Parintins, David Almeida apresentou propostas para o interior, com foco em água tratada.

há 56 minutos

Brasil

Mendonça autoriza PF a rastrear bens no exterior em investigação sobre suposta fraude

Decisão do ministro André Mendonça permite cooperação internacional para localizar patrimônio ligado ao Banco Master.

há 1 hora