A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PL dos Games recebe novo parecer e mantém incentivos a desenvolvedores de jogos

Os trechos que estendem benefícios fiscais a desenvolvedores de jogos eletrônicos não foram alterados.

26/02/2024 às 21:04 - Atualizado em 26/02/2024 às 21:05

Foto: Reprodução/Internet

A senadora Leila Barros (PDT-DF), relatora do projeto de lei que cria o Marco Legal dos Games, protocolou nesta segunda-feira, 26, a última versão de seu relatório, que será o primeiro item da pauta da Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira, 27.

PUBLICIDADE

A relatora fez apenas alguns ajustes de redação e não alterou substancialmente o texto. Os trechos que estendem benefícios fiscais a desenvolvedores de jogos eletrônicos não foram alterados.

Houve um único ajuste, no artigo que diz que o desenvolvimento de jogos eletrônicos é considerado pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica para ser enquadrado na Lei do Bem, que concede benefícios fiscais a empresas que realizam aporte em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Entre as alterações na nova versão do relatório, além do trecho referente à Lei do Bem (em que a senadora especificou que deve ser observada a regulamentação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o assunto), Leila também mudou de forma sutil a definição de jogo eletrônico e especificou que esses games não são uma modalidade lotérica.

Também houve uma modificação no artigo que trata do acesso de crianças trocando a expressão que observará “melhor interesse da criança e do adolescente” para “o superior interesse da criança e do adolescente, de acordo com a legislação vigente”.

PUBLICIDADE

O Broadcast Político apurou que o texto da relatora foi alinhado com o governo federal. Na semana passada, quando o projeto foi incluído na pauta, o Ministério da Fazenda pediu o adiamento da votação para que pudesse analisar de forma aprofundada os benefícios criados.

O texto não tem a previsão de quanto o governo deixaria de arrecadar com renúncias fiscais. A inclusão desses incentivos fiscais era uma demanda de parte do setor dos jogos eletrônicos desde o ano passado, quando esse projeto ganhou força no Senado. O texto aprovado na Câmara em 2022 não previa nenhum tipo de incentivo.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Presidente Rossy Amoedo dedica título do Festival de Parintins 2026 à nação azul e branca: “O Caprichoso merecia esse título”

Rossy Amoedo comemorou a conquista do 59º Festival Folclórico de Parintins e destacou o trabalho, a dedicação da equipe.

há 19 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro associa gol de Martinelli ao número do PL após vitória do Brasil na Copa do Mundo

Senador comemorou a classificação da Seleção para as oitavas de final e fez referência ao número eleitoral do partido.

há 23 minutos

Amazonas

Diretor de arte do Caprichoso passa mal após conquista do título em Parintins

Ericky Nakanome apresentou um mal-estar logo após o anúncio da vitória do Boi Caprichoso no 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 26 minutos

Parintins

Caprichoso é campeão do Festival de Parintins 2026

Com o tema “Brinquedo que Canta Seu Chão”, o boi azul e branco emocionou o público ao transformar o Bumbódromo em um grande palco de celebração da cultura amazônica, da memória coletiva e da resistência dos povos da floresta.

há 38 minutos

Amazonas

Caprichoso vence a segunda noite do Festival de Parintins e abre vantagem sobre o Garantido

Boi azul somou 419,7 pontos contra 419,3 do Garantido e assumiu a dianteira na apuração do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 41 minutos

Ao Vivo