A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Israel bloqueia ajuda humanitária enviada pelo Brasil para Gaza

Entre o material estão 30 caixas com purificadores de água que funcionam por meio de energia solar

Por Hugo Guimarães

06/03/2024 às 11:13 - Atualizado em 06/03/2024 às 11:15

Foto: Saleh Salem/Reuters

Enquanto inúmeras pessoas enfrentam a escassez de alimentos e a falta de medicamentos na Faixa de Gaza, parte da carga de auxílio humanitário enviada pelo Brasil à região palestina está retida por Israel na fronteira com o Egito.

PUBLICIDADE

A denúncia foi feita pelo deputado italiano Ângelo Bonelli, membro do partido Europa Verde, e confirmada por fontes do Itamaraty.

O legislador, que está na região como parte de uma comitiva de 14 representantes do parlamento italiano, compartilhou em suas redes sociais a informação de que 400 pacotes de ajuda estão impedidos de avançar a 20 quilômetros da passagem de Rafah, incluindo 30 enviados pelo governo brasileiro.

A carga contém purificadores portáteis enviados desde outubro do ano passado, cada um com a capacidade de tratar até 5.760 litros de água diariamente. Esses purificadores operam independentemente de energia elétrica convencional, pois possuem uma placa solar integrada. Contudo, é exatamente isso que tem impedido a entrega do material em Gaza.

Israel teria bloqueado a doação sob a justificativa de que as placas solares podem ser desviadas de sua finalidade original e utilizadas pelo grupo Hamas para geração de energia.

Quanto à ajuda humanitária, na terça-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “não há desculpa” para a não chegada de auxílio a Gaza. No sábado (2), aviões americanos lançaram pela primeira vez kits contendo comida e água no território palestino. Segundo o governo dos EUA, foram fornecidas cerca de 40 mil refeições, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que meio milhão de palestinos estão à beira da fome.

PUBLICIDADE

Israel alega que não é responsável pelas operações de entrada de ajuda humanitária via Rafah, argumentando que essas operações são conduzidas pelos egípcios. As Forças de Defesa de Israel afirmam apenas realizar a verificação dos caminhões, que estão autorizados a transportar “apenas água, comida, medicamentos e combustível”.

O Ministério israelense alega que os purificadores de água com painéis solares, como os enviados pelo Brasil, não estão autorizados a entrar em Gaza, destacando que outros purificadores já estão em operação no território.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Vídeos mostram lustres balançando e prédios sendo evacuados durante tremor de terra sentido em Manaus

Imagens compartilhadas nas redes sociais registram o momento em que moradores percebem o abalo.

há 4 minutos

Amazonas

Prefeitura de Manaquiri é notificada pelo MP-AM por falta de transparência em pregões presenciais

Inquérito Civil vai apurar se município adotou medidas adequadas de publicidade, competitividade e divulgação dos processos licitatórios.

há 7 minutos

Esporte

Neymar volta à Seleção após 981 dias e estreia na Copa do Mundo de 2026 contra a Escócia

Atacante entrou no lugar de Matheus Cunha durante o segundo tempo e voltou a defender o Brasil após quase três anos afastado por lesões.

há 9 minutos

Esporte

Matheus Cunha marca o terceiro gol e Brasil encaminha classificação na Copa do Mundo

Centroavante aproveitou boa oportunidade no segundo tempo para marcar o terceiro gol da Seleção Brasileira diante da Escócia e encaminhar a classificação ao mata-mata.

há 20 minutos

Manaus

Tremor de terra assusta moradores e leva à evacuação de prédios em Manaus

Abalo sísmico ocorrido próximo à costa da Venezuela foi percebido em edifícios de Manaus, mas autoridades não registraram vítimas nem danos estruturais.

há 24 minutos