Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TRE-AM marca julgamento de recursos do deputado Silas Câmara no processo de cassação

O caso havia sido retirado de pauta mas agora foi novamente marcado para a próxima sessão.

Por Natan AMPOST

14/03/2024 às 18:18

Na próxima terça-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai julgar os recursos de embargos de declaração apresentados pela defesa do deputado Silas Câmara (Republicanos) e pela direção nacional da sigla. A controvérsia gira em torno da cassação do mandato do parlamentar, acusado de captação e uso indevido de verba pública durante o pleito eleitoral de 2022.

PUBLICIDADE

O caso foi retirado de pauta na última sexta-feira (8) pelo juiz e relator Pedro Araújo Ribeiro, após contestações por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE). Contudo, a pauta do julgamento foi novamente estabelecida para a próxima sessão, conforme publicado no Diário da Justiça Eletrônico dessa quarta-feira (13), garantindo a continuidade do processo.

A decisão que cassou o mandato do deputado Silas Câmara foi tomada em janeiro deste ano pelo TRE-AM, com um placar de 4 votos favoráveis e 2 contrários. As acusações se fundamentam na suspeita de captação e gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha eleitoral. De acordo com as alegações, o deputado teria direcionado a quantia de R$ 396,5 mil para o aluguel de aeronaves, levantando questionamentos sobre a natureza dessas despesas e a finalidade do aluguel das aeronaves, bem como gastos com passageiros que não mantinham vínculo eleitoral.

O embate jurídico em torno desses recursos de embargos de declaração evidencia um contexto político e jurídico complexo. Enquanto a defesa do deputado e a direção nacional de seu partido buscam reverter a cassação, o Ministério Público Eleitoral apoia que seja mantida a decisão inicial do Tribunal Regional Eleitoral.

No recurso, a defesa do deputado alega haver obscuridade na decisão do TRE, porém, o Ministério Público rebateu tais argumentos. Agora a ação entrará na pauta de julgamento da Corte Eleitoral a partir da próxima sessão, ainda sem data definida.

“Mais uma vez, o embargante distorce tanto o objetivo da ação quanto as conclusões adotadas pelo acórdão. De igual maneira, o recorrente pretende discutir o mesmo tema já tratado nos tópicos anteriores, sob nova roupagem”, destaca o Promotor.

Leia documento: DECISÃO MISTERIO PUBLICO SOBRE SILAS CAMARA

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

PF mira familiares de senador Weverton Rocha e advogado Willer Tomaz em investigação de fraude no INSS

Nova etapa da Operação Sem Desconto cumpre 18 mandados de busca e apreensão para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro.

há 7 minutos

Festival Folclórico

É Campeão! Tira-Prosa conquista o 40º Festival Folclórico de Fonte Boa e leva a torcida vermelha ao delírio

Boi conquistou o título da 40ª edição do festival após levar para a arena um espetáculo inspirado na identidade e na cultura do povo fonteboense.

há 12 minutos

Polícia

Delegado da PC/AM desmente fake News e afirma que não há onda de sequestros em Manaus

Guilherme Torres afirma que casos recentes são de desaparecimentos pontuais, muitos já esclarecidos, e pede que a população não compartilhe informações falsas nas redes sociais.

há 46 minutos

Crise Política

VOLTA DO RECESSO VIRA VEXAME: falta de vereadores paralisa sessão da Câmara de Manaus

Primeira sessão após o recesso foi interrompida por falta de quórum. Parlamentares trocaram críticas e oposição questionou a ausência do presidente da Casa.

há 55 minutos

Polícia

Ator preso por estupro de menino autista de 5 anos diz que confundiu vítima com a namorada

Marco Furlan, de 48 anos, foi preso após o suposto crime em Pindamonhangaba. A Justiça manteve a prisão e a Polícia Civil investiga o caso sob sigilo.

há 1 hora