Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Proposta de Roberto Cidade que estabelece prioridade no atendimento oncológico infantil está apto à votação

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e segue para sanção governamental.

Por Natan AMPOST

20/03/2024 às 18:05 - Atualizado em 20/03/2024 às 18:42

Notícias do Amazonas – As ocorrências oncológicas, via de regra, têm o tempo entre o diagnóstico e o tratamento como diferencial para o êxito no combate à doença. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs, por meio do Projeto de Lei nº 52/2023, a criação do Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e segue para sanção governamental.

PUBLICIDADE

“Nossa proposta tem o intuito de agilizar o tratamento oncológico pediátrico, garantir que recebam apoio integral e ainda que haja avanço nas pesquisas com foco na prevenção e tratamento do câncer infantil. Precisamos dispor de todos os meios que permitam melhores condições para que a criança com câncer consiga superar os momentos difíceis da doença em busca da cura”, defendeu.

O PL determina que, após solicitação médica, exames e cirurgias sejam realizados em um prazo de até cinco dias, e que o Governo do Estado implemente, junto à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), uma unidade de saúde especializada no tratamento e prevenção do câncer infantil.

Prevê, ainda, a realização de campanhas de prevenção e combate ao câncer infantil com a disseminação da informação, a realização de pesquisa, rastreamento de casos, diagnóstico precoce, tratamento oncológico pediátrico, os cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias e afecções correlatas.

A proposta também objetiva proporcionar a realização de treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos de profissionais da saúde, visando o melhor atendimento à criança com câncer.

Mais frequentes

As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático); o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Eleições 2026

Arthur Neto declara patrimônio 74,7% menor e volta às urnas ao lado de antigo adversário

Ex-prefeito de Manaus reduziu em quase R$ 2 milhões o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral em relação a 2022.

há 50 segundos

Manaus

Parte traseira de carreta se desprende e atinge carro na Avenida Itaúba em Manaus

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (28), na zona Leste da capital.

há 2 minutos

Polícia

Tio do vereador Eurico Tavares é procurado pela polícia acusado de matar ex-funcionário em Manaus

A Polícia Civil informou que Celso Tavares permanece foragido e teria fugido em um jato particular pertencente a um de seus irmãos.

há 17 minutos

Mundo

Explosão destrói shopping após terremoto de magnitude 7,1 no Japão

Parte do Aeon Mall, na cidade de Kashima, desabou cerca de uma hora após o terremoto que atingiu o sul do Japão. Equipes de resgate buscam vítimas sob os escombros.

há 29 minutos

Manaus

Suframa e Prefeitura de Manaus firmam parceria para reforçar segurança e fiscalização no Polo Industrial

Acordo de Cooperação Técnica prevê integração entre os órgãos para desburocratizar processos e fortalecer a segurança jurídica.

há 43 minutos