Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prazo para entrega da Prestação de Contas Anual ao TCE-AM encerra em 5 dias; 207 gestores estão pendentes

Até o momento, 24 prefeituras realizaram a entrega.

Por Hugo Guimarães

27/03/2024 às 11:49 - Atualizado em 27/03/2024 às 11:57

Foto: Joel Arthus/TCE-AM

Notícias do Amazonas – Disponível desde o mês de janeiro, o prazo para a homologação da entrega da Prestação de Contas Anual (PCA) referente ao exercício de 2023 pelos gestores públicos ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) encerra-se em cinco dias (1º de abril).

Até a manhã desta quarta-feira (27), dos 384 gestores que devem realizar o procedimento de entrega, apenas 177 concluíram o processo. Restam ainda 207 gestores com pendências ou que ainda não iniciaram o procedimento da entrega.

PUBLICIDADE

O procedimento de entrega das PCAs é feito pelos próprios jurisdicionados, por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), acessível em dec.tce.am.gov.br.

São alcançados pelo dever de prestar contas os órgãos jurisdicionados ao TCE, que incluem órgãos da administração direta e indireta, fundos especiais, fundações, autarquias, empresas públicas e sociedade de economia mista.

O governador do Estado e o prefeito de Manaus apresentam, cada um, uma prestação de contas, que são apreciadas em sessões específicas do Tribunal Pleno.

Até o momento, 24 prefeituras realizaram a entrega, entre elas os municípios de Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Canutama, Careiro, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Iranduba, Japurá, Jutaí, Manicoré, Maués, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins e Urucurituba.

PUBLICIDADE

Com relação às Câmaras Municipais, 52 já realizaram a entrega da PCA. Outros 20 órgãos da administração direta de Manaus também já homologaram o procedimento de entrega ao TCE-AM.

Os dados completos de quem entregou e quem ainda resta entregar podem ser acompanhados em tempo real pelo endereço https://pca2024.tce.am.gov.br/.

Gestores que não entregarem a PCA dentro do prazo podem sofrer penalidades, e até mesmo a instauração de uma Tomada de Contas Especial, procedimento administrativo e contábil utilizado quando o gestor público não prestou as contas devidamente, não apresentou documentos que comprovem as despesas realizadas ou quando há suspeita de desvio de recursos públicos.

O e-mail para dúvidas extras é o [email protected], e o telefone para contato é o (92) 3301-8324.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Decisão da Justiça

Trio é condenado a até 22 anos de prisão por execução de homem em Manacapuru

Crime ocorreu em 2021 e, segundo o Ministério Público, foi motivado por vingança; julgamento foi realizado em Manaus por questões de segurança.

há 25 minutos

Mundo

Dentista apontada como namorada de Jeffrey Epstein pode herdar fortuna milionária

Bielorrussa Karyna Shuliak é indicada em testamento para receber mais de R$ 500 milhões; repasse depende da quitação de indenizações às vítimas e disputas judiciais nos EUA.

há 32 minutos

Tráfico de drogas

Polícia Federal apreende mais de 12 kg de maconha em mala no aeroporto de Manaus

Suspeito foi preso em flagrante enquanto tentava embarcar para Fortaleza com a droga escondida na bagagem despachada.

há 58 minutos

Polêmica

“O que vai dar para as meninas? Pau!”: filho de Zé Felipe aprende frase polêmica e web critica

José Leonardo, de 1 ano e 10 meses, respondeu a uma pergunta incentivado por familiares, e vídeo dividiu opiniões entre internautas.

há 1 hora

Cultura em Manaus

Sarau das Artes reúne música, poesia e dança com entrada gratuita no Centro de Manaus

Evento promovido pelo Fórum Setorial da Música do Amazonas acontece nesta quinta-feira (31), no Teatro Gebes Medeiros, com apresentações de artistas locais e microfone aberto ao público.

há 2 horas