Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF forma maioria para manter o foro privilegiado mesmo depois de saída do cargo

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso votou com o relator do caso, o ministro Gilmar Mendes.

Por Hugo Guimarães

12/04/2024 às 10:00 - Atualizado em 12/04/2024 às 14:12

STF forma maioria para manter o foro privilegiado mesmo depois de saída do cargo

STF forma maioria para manter o foro privilegiado mesmo depois de saída do cargo – Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

tO Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na madrugada desta sexa-feira, 12, para ampliar o alcance do foro privilegiado, com o voto do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

PUBLICIDADE

Dessa forma, mesmo depois de um parlamentar deixar o cargo, ele continuará sujeito ao crivo do STF, por eventuais crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionado a suas funções.

A análise começou no fim de março, quando cinco ministros já haviam votado, mas o julgamento foi paralisado, por um pedido de vista de Barroso.
Com o atual placar, o STF tende a mudar o entendimento firmado em 2018, segundo o qual o foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplicaria apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas.

Prevaleceu naquela ocasião o voto de Barroso. Seis anos depois, contudo, em virtude da crise entre Judiciário e Legislativo, o relator do caso, Gilmar Mendes, trouxe a questão de ordem para que a Corte revisite o assunto.

Em seu voto, Mendes afirmou que o foro é uma “prerrogativa do cargo e não um privilégio pessoal”. Ressaltou ainda que, justamente por isso, deve permanecer mesmo com o fim do mandato.

“A saída do cargo não ofusca as razões que fomentaram a outorga de competência originária aos tribunais”, sustentou o relator. “O que ocorre é justamente o contrário. É nesse instante que adversários do ex-titular da posição política possuem mais condições de exercer influências em seu desfavor, e a prerrogativa de foro se torna mais necessária para evitar perseguições e maledicências.”

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Facção pede para homem mandar beijo antes de ser metralhado no meio de matagal; veja vídeo

Polícia ainda não confirmou identidade do jovem nem o local exato do crime.

há 12 minutos

Racha no PL-AM

Racha no PL-AM: Maria do Carmo despreza apoio de Cabo Maciel, Delegado Péricles e Débora Menezes: “São minoria”

Pré-candidata ao Governo afirmou que os três deputados representam “minoria” no partido.

há 16 minutos

Fatalidade

Raio mata jogador e deixa mais de 10 feridos durante partida de futebol; veja vídeo

Descarga elétrica atingiu o gramado durante uma partida disputada sob forte chuva; atleta de 24 anos morreu no hospital.

há 33 minutos

Polícia

Advogado é preso por liderar esquema milionário de falsos consórcios em Manaus

Polícia cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra grupo suspeito de aplicar golpes na venda de consórcios de imóveis e veículos. Manuais ensinando como enganar vítimas foram apreendidos.

há 57 minutos

Hemorragia após abuso

“Quando puxou o lençol, viu que ela estava ensanguentada”, diz delegada da Depca sobre menina de 8 anos abusada pelo padrasto em Manaus

Criança precisou ser internada após a mãe encontrar a filha com hemorragia; suspeito se entregou à Polícia Civil.

há 1 hora