A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo

Ação contra Pietro Mendes argumenta conflito de interesses.

12/04/2024 às 11:14 - Atualizado em 12/04/2024 às 14:03

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo – Foto: Reprodução/Câmara dos deputados

O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, foi afastado do cargo por uma liminar expedida nesta quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo. A remuneração dele também foi suspensa até que haja julgamento em definitivo do processo.

PUBLICIDADE

O juiz Paulo Cezar Neves Junior foi o responsável pela decisão, ao atender ação movida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP). O autor argumenta que Pietro Mendes ocupa ilegalmente o cargo.

Um dos pontos apresentados é o conflito de interesses, por Pietro também ser secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. São citadas ainda a não observância da Lei das Estatais, ausência de elaboração de lista tríplice para o cargo e a não utilização de empresa especializada para a seleção.

Outro conselheiro já havia sido afastado pela Justiça na semana passada: Sergio Machado Rezende, nomeado pelo governo federal. A decisão levou em conta que não houve apresentação de lista tríplice na indicação pela União, nem período de 36 meses de quarentena, depois que atuou no diretório nacional do PSB. A exigência desse intervalo consta na Lei das Estatais.

Rezende foi ministro da Educação e de Ciência e Tecnologia nos primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Homem é preso suspeito de jogar menino de 3 anos a crocodilos em zoologico

Menino de três anos sofreu ferimentos graves e segue hospitalizado.

há 8 minutos

Brasil

Rumble e empresa ligada a Trump pedem julgamento à revelia de Alexandre de Moraes em ação nos Estados Unidos

Plataformas alegam que ministro do STF foi notificado pela Justiça americana e não apresentou defesa dentro do prazo estabelecido.

há 23 minutos

Brasil

Gilmar Mendes propõe súmula para conter ‘pautas-bomba’ no Congresso Nacional

Texto busca consolidar entendimento da Corte contra leis que aumentem gastos ou reduzam receitas sem previsão de impacto nas contas públicas.

há 32 minutos

Amazonas

Amazonas pode sentir efeitos de friagem nos próximos dias

Inverno terá extremos climáticos, com avanço de massa polar sobre o país e influência do El Niño ao longo dos próximos meses.

há 38 minutos