A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Jovem amazonense é ouro no Brasileiro Sub-21 de Judô

Considerada um dos fenômenos da nova geração do judô verde e amarelo, Maria Taba já tinha sido campeã nacional na classe Sub-18 e vice na Sub-21 no ano passado.

Por Natan AMPOST

29/05/2017 às 14:58 - Atualizado em 30/05/2017 às 09:38

A amazonense Maria Taba, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô da classe Sub-21, neste sábado, 27/5, em Lauro de Freitas (BA). A atleta integra a equipe Shiai Judô Team (Manaus), liderada pelo professor Diomedes Reis, e compete na categoria meio-leve (até 52 kg).

PUBLICIDADE

A judoca é beneficiária do Programa Bolsa Atleta Municipal, mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Considerada um dos fenômenos da nova geração do judô verde e amarelo, Maria Taba já tinha sido campeã nacional na classe Sub-18 e vice na Sub-21 no ano passado. De volta a um torneio nacional organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a manauara fez quatro combates e venceu todos por ippon – o golpe perfeito da modalidade olímpica.

Na primeira luta, Taba venceu Vanessa Andrade (Sergipe). Na segunda, superou Adryelly Santos (Maranhão). Na terceira (semifinal), passou por Gabriela Clemente (Rio Grande do Sul). Na quarta (final), a judoca da Shiai Judô Team foi dominante sobre Jéssica Silva (São Paulo) e fechou sua participação no Brasileiro com um ippon que valeu a medalha de ouro inédita nessa classe.

“Esse foi meu primeiro ano de Sub-21 e fui campeã, então estou muito feliz com esse resultado. Agradeço a Prefeitura de Manaus, pela ajuda que recebo por meio do Programa Bolsa-Atleta Municipal, ao apoio do CTARA (Governo do Estado) e da Speciale – Centro Integrado de Fisioterapia. Agradeço muito ao meu sensei Diomedes Reis, por todos os ensinamentos e orientações, e também à minha família que está sempre me apoiando e acompanhando durante esse trajeto”, comentou Taba.

PUBLICIDADE

Responsável pelos treinamentos da judoca em Manaus, o sensei Diomedes Reis acredita que o excelente resultado no Campeonato Brasileiro é fundamental para a corrida por uma vaga na seleção que vai ao Mundial da Croácia, em outubro.

“É uma conquista muito importante já no seu primeiro ano na categoria, em que está brigando ponto a ponto no ranking nacional de base para conquistar uma vaga no Mundial Sub-21 que será realizada na Croácia. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Manaus por meio do Programa Bolsa-Atleta, aos profissionais que a acompanham, como médico, fisioterapeutas e preparador físico”, concluiu o treinador.

De acordo com a CBJ, os dois bronzes da categoria ficaram com as atletas Jéssica Lima (Rio Grande do Sul) e Luiza Sousa (Distrito Federal).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

David Reis confirma posse de aprovados do concurso da CMM para dezembro de 2026 após reunião com candidatos

Encontro na Câmara Municipal de Manaus definiu data de ingresso de novos servidores efetivos após trâmite jurídico.

há 10 minutos

Veja Mais

TCE-AM indica representantes para fiscalizar novo imposto da Reforma Tributária e amplia participação do Amazonas em colegiado nacional

Integrantes da Corte de Contas amazonense vão atuar na fiscalização do Comitê Gestor do IBS, tributo que substituirá impostos estaduais.

há 18 minutos

Manaus

Greve dos rodoviários é suspensa após acordo e reunião com Prefeitura de Manaus

Categoria recebeu garantia de pagamento do adiantamento salarial e voltará a discutir a situação em reunião marcada para o dia 29.

há 29 minutos

Amazonas

Nota Fiscal Amazonense sorteia R$ 300 mil em prêmios e estreia novas regras nesta terça-feira

Novas regras ampliam os valores pagos aos participantes e aumentam os recursos destinados às entidades sociais.

há 48 minutos

Brasil

Homem admite ter perdido o controle e mata filho de apenas nove meses

Bebê morreu após ser levado desacordado a uma unidade de saúde.

há 55 minutos