A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

Cármen Lúcia vai assumir presidência do TSE após dois anos sob comando de Alexandre de Moraes

Eleição, que é simbólica, ocorre nesta terça-feira.

Por Hugo Guimarães

07/05/2024 às 07:56

Foto: Cristiano Mariz/Reprodução

A eleição simbólica da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou a ascensão da ministra Cármen Lúcia ao comando da corte, sucedendo ao ministro Alexandre de Moraes. A escolha ocorreu conforme a tradição, designando o ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF) como presidente do TSE.

PUBLICIDADE

Cármen Lúcia, atualmente vice-presidente do TSE, permanecerá à frente do tribunal até agosto de 2026. O ministro Nunes Marques também foi eleito e assumirá o cargo de vice-presidente da corte eleitoral. A vaga aberta com a saída de Moraes será ocupada pelo ministro André Mendonça, atualmente membro substituto.

No centro das prioridades da nova presidência do TSE está o combate à desinformação e a regulação das plataformas de redes sociais durante os processos eleitorais. Segundo fontes, a ministra Cármen Lúcia tem como objetivo dar continuidade aos esforços iniciados por seu antecessor para coibir a propagação de notícias falsas.

Já em fevereiro deste ano, a ministra demonstrou seu comprometimento com o tema ao publicar resoluções estabelecendo regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações para o uso de inteligência artificial que poderiam levar à cassação de candidatos. O TSE também aprovou medidas que aumentam a responsabilização das redes sociais por conteúdos disseminados durante o pleito.

Um dos objetivos da equipe que prepara a transição na presidência é fortalecer a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, órgão criado em 2022 pelo ministro Edson Fachin. Além disso, a ministra pretende continuar o diálogo com grandes empresas de tecnologia para implementar medidas eficazes durante o período eleitoral.

PUBLICIDADE

Apesar do foco no combate à desinformação, observadores dos bastidores do TSE apontam para uma transição gradual no comando da corte, indicando um novo ritmo na presidência. Cármen Lúcia já havia presidido o TSE em 2012, tornando-se a primeira mulher a conduzir uma eleição nacional.

O TSE é composto por sete ministros, incluindo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas oriundos da advocacia.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Operação de monitoramento garante trânsito organizado durante a Marcha para Jesus em Manaus

Ação coordenada pela Prefeitura de Manaus utilizou câmeras e monitoramento em tempo real para garantir segurança e mobilidade durante o evento.

há 51 segundos

Brasil

CNJ arquiva investigação contra desembargador suspeito de vender decisão em troca de quadriciclo

Entidade afirma que adotou medidas disciplinares contra advogados investigados e rejeita acusações de atuação corporativista feitas pelo corregedor nacional de Justiça.

há 43 minutos

Brasil

Aposta simples leva sozinha prêmio de R$ 30 milhões da Mega-Sena

Bilhete simples registrado em Brasília acertou as seis dezenas sorteadas e garantiu sozinho o prêmio principal do concurso 3.015.

há 1 hora

Amazonas

Careiro Castanho recebe nova unidade do Cetam e amplia acesso à qualificação profissional

Estrutura modernizada terá capacidade para atender 312 estudantes por dia e amplia a oferta de cursos profissionalizantes no município.

há 2 horas

Brasil

Fábio Giga influenciador fitness se envolve em acidente com Porsche

Atleta e criador de conteúdo fitness conduzia um Porsche que se envolveu em colisão com veículos e motocicletas em São Paulo.

há 2 horas