A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Netanyahu critica reconhecimento de Estado Palestino por Irlanda, Noruega e Espanha

O reconhecimento entrará em vigor nos três países europeus em 28 de maio.

Por Hugo Guimarães

22/05/2024 às 13:30 - Atualizado em 22/05/2024 às 13:39

Netanyahu critica reconhecimento de Estado Palestino por Irlanda, Noruega e Espanha

Netanyahu critica reconhecimento de Estado Palestino por Irlanda, Noruega e Espanha -Foto:ABIR SULTAN POOL/Pool via REUTERS

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou como “prêmio pelo terrorismo” o anúncio feito nesta quarta-feira (22) por Irlanda, Noruega e Espanha de que reconhecerão o Estado palestino. O reconhecimento entrará em vigor nos três países europeus em 28 de maio, conforme informou o ministro das Relações Exteriores irlandês, Micheál Martin.*

PUBLICIDADE

“Este seria um Estado terrorista. Tentaria fazer o massacre de 7 de outubro várias vezes, e com isso não concordaremos”, afirmou Netanyahu em comunicado, fazendo referência ao ataque do Hamas no ano passado. O premiê reforçou que Israel não se intimidará em vencer a guerra na Faixa de Gaza.

O Estado palestino já é reconhecido por mais de 130 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas, de acordo com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

A decisão de Irlanda, Noruega e Espanha também recebeu críticas dos Estados Unidos. Apesar de Joe Biden ser um defensor da solução de dois Estados, a administração americana enfatizou que acredita que o reconhecimento de um Estado palestino deve ser resultado de negociações diretas entre as partes envolvidas, e não por meio de ações unilaterais.

“O presidente é um forte defensor de uma solução de dois Estados e tem adotado essa mesma posição ao longo de sua carreira”, declarou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. “Ele acredita que um Estado palestino deve ser realizado através de negociações diretas entre as partes, e não através de reconhecimento unilateral.”

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

SEDUC-AM convoca 113 aprovados do PSS para atuação em Manaus, interior e áreas indígenas

Convocados devem cumprir etapas on-line e presenciais entre os dias 24 e 25 de junho; ausência pode resultar em perda da vaga.

há 12 minutos

Amazonas

Alegoria ‘Portal do Encantamento’ promete abrir espetáculo do Garantido com grandiosidade em Parintins

Com sete módulos e mais de 20 metros de altura, estrutura inspirada na capa do álbum do Garantido será peça-chave da primeira noite de apresentações.

há 28 minutos

Brasil

Brasil atualiza lista de espécies ameaçadas: 180 entram e 150 saem

Revisão do ICMBio atualiza panorama da fauna brasileira e reforça instrumentos de conservação da biodiversidade.

há 31 minutos

Brasil

Lula transforma Celular Seguro em política permanente e cria banco nacional para rastrear aparelhos roubados

Novo decreto cria cadastro nacional de celulares com restrição e amplia combate ao mercado ilegal de aparelhos furtados e roubados.

há 52 minutos

Amazonas

Após apreensão de 3 toneladas de carne clandestina, MP-AM cobra explicações da Prefeita de Nhamundá sobre abatedouro

Carga sem documentação sanitária foi transportada em veículo ligado ao município e levou o MP a convocar reunião com Marina Pandolfo.

há 1 hora