Tecnologia

Tecnologia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Foguete de Elon Musk, Starship, já tem data de novo voo; confira

No teste anterior, realizado em março, a Starship conseguiu alcançar o espaço, mas a SpaceX perdeu contato com a nave durante a entrada na atmosfera terrestre.

Por Natan AMPOST

25/05/2024 às 06:30

A SpaceX está se preparando para lançar novamente a sua nave Starship ao espaço, com uma nova data de teste marcada para 5 de junho, dependendo da aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês). Este será o quarto teste com a nave, que desta vez focará no retorno à Terra e reutilização do foguete e seu propulsor Super Heavy. A empresa de Elon Musk anunciou na sexta-feira, 24, que este novo voo de teste terá melhorias significativas em hardware e software para garantir o sucesso da missão.

PUBLICIDADE

No teste anterior, realizado em março, a Starship conseguiu alcançar o espaço, mas a SpaceX perdeu contato com a nave durante a entrada na atmosfera terrestre. Segundo a empresa, a falha foi atribuída a um impulso de queima de pouso menor do que o esperado, possivelmente causado por um bloqueio contínuo do filtro. Apesar do contratempo, o teste foi um marco importante, pois permitiu testar a porta de carga útil no espaço e realizar uma demonstração de transferência de propelente, algo crucial para futuras missões.

A trajetória do desenvolvimento da Starship inclui desafios significativos. O primeiro voo de teste, em abril do ano passado, terminou em explosão quatro minutos após o lançamento devido a um vazamento no propulsor Super Heavy. O incidente causou danos ambientais na região do Texas, inclusive provocando um incêndio florestal, o que resultou em uma investigação e 63 exigências de melhorias pela FAA.

O segundo teste, realizado no final do ano passado, teve mais sucesso com o funcionamento dos 33 motores do Super Heavy e a separação do primeiro estágio. No entanto, o foguete explodiu logo em seguida, não conseguindo retornar à Terra como planejado

O terceiro teste, em março deste ano, foi mais promissor, com a nave Starship completando um voo quase completo ao redor da Terra, mas explodindo durante a entrada, a cerca de 72 km da superfície. A SpaceX continua a ajustar e aprimorar a Starship, com o objetivo de eventualmente transportar tripulações e cargas para a Lua e Marte.

Elon Musk planeja utilizar o foguete para a missão Artemis III da NASA, que deve levar astronautas à Lua em 2025. A longo prazo, a visão de Musk é ainda mais ambiciosa: usar a Starship para transportar pessoas e carga para Marte, um passo gigantesco na exploração espacial.

Outra empresa com objetivos ousados é a BlueOrigin, de Jeff Bezos, que vem competindo com a SpaceX. Após quase dois anos, a Blue Origin realizou seu primeiro voo tripulado desde a falha de motor em setembro de 2022 no começo do mês. Com esse lançamento, as duas empresas voltam a competir na corrida de foguetes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Polícia procura homem suspeito de estuprar enteada de 8 anos em Manaus

Polícia Civil pede apoio da população para localizar o suspeito.

há 5 horas

Polícia

Homem é morto a tiros e tem corpo arremessado de segundo andar de residência em Manaus

Crime ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no bairro Colônia Santo Antônio.

há 5 horas

Manaus

Em um mês no ar, ‘A Voz do Amazonas – Minuto a Minuto’ amplia rede de transmissão e chega à TV

Programa jornalístico passa a integrar a programação da Rádio Boas Novas e das TVs Boas Novas e Manauara.

há 6 horas

Polícia

Sete anos após massacre, sistema prisional do Amazonas ainda enfrenta superlotação e problemas estruturais

Levantamento do MPAM aponta superlotação em 42 das 62 unidades vistoriadas no interior.

há 6 horas

Mundo

Incêndios florestais obrigam retirada de 60 mil pessoas e destroem centenas de imóveis no estado de Washington

Fogo atingiu a região de Spokane, nos Estados Unidos, e levou o governo estadual a decretar situação de emergência.

há 7 horas