A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

PF prende suspeito de matar líder indígena

Vítima foi encontrada morta, com sinais de espancamento e queimaduras.

25/05/2024 às 16:12

A Polícia Federal prendeu o principal suspeito do assassinato do indígena Hariel Paliano, de 26 anos. Ele foi encontrado morto, com sinais de espancamento e queimaduras, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis, em Santa Catarina, no dia 27 de abril.

PUBLICIDADE

A prisão do suspeito ocorreu na manhã dessa sexta-feira (24) na cidade de Xanxerê (SC). Em nota, a PF informou que instaurou inquérito e, após buscas realizadas no último dia 10, foram colhidos outros indícios que indicam a autoria do crime.

A Justiça, então, decretou a prisão temporária do investigado, com validade de 30 dias, período em que a polícia deve prosseguir com as investigações sobre as circunstâncias da morte.

Tiros
De acordo como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o crime ocorreu a 300 metros da casa de Hariel, na aldeia Kakupli. Ele morava com a mãe e o padrasto, líder do povo Xokleng. No dia 4 de abril, a casa também havia sido alvo de tiros e a PF investiga o caso.

A aldeia está localizada na Terra Indígena Ibirama La Klaño, onde vivem indígenas das etnias Xokleng, Guarani e Kaingang, ao qual pertencia Hariel. A disputa de terras no local foi analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao considerar inconstitucional a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

PUBLICIDADE

Após a análise da Corte, o Congresso Nacional aprovou projeto de lei validando o marco. Segundo o Cimi, os episódios de violência na região foram intensificados após a decisão dos parlamentares.

Ainda há ações no STF sobre o tema. Em decisão, o ministro Gilmar Mendes determinou a realização de conciliação nas ações que tratam da validade do marco temporal.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Festival de Parintins

Translado de alegorias mobiliza cerca de 400 trabalhadores dos bois Caprichoso e Garantido em Parintins

Paikicés e kaçauerés intensificam a preparação para o Festival de Parintins com apoio de equipamentos de segurança e hidratação

há 1 minuto

Caso Master

Mendonça diz que custou a acreditar em suicídio de Sicário sob custódia da PF

Ministro do STF afirmou que chegou a suspeitar de possível queima de arquivo, mas destacou que investigações apontam para ato voluntário

há 36 minutos

Brasil

Bolsa Família injeta mais de R$ 452 milhões no Amazonas e beneficia 625 mil famílias

Pagamentos de junho já começaram e contemplam moradores dos 62 municípios do estado.

há 54 minutos

Política

Mário César Filho lança projeto “Asas da Inclusão” e leva crianças autistas ao Aeroclube de Manaus

Iniciativa do deputado Mário César Filho proporcionou experiência especial com aeronaves para crianças e adolescentes com TEA

há 1 hora

Mundo

Trump e presidente do Irã assinam acordo de paz para encerrar conflito entre os países

Memorando entrou em vigor nesta quarta-feira e estabelece compromissos iniciais enquanto EUA e Irã negociam um acordo definitivo

há 2 horas