Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Unidades de saúde de urgência e emergência vão funcionar normalmente durante o feriadão no Amazonas

A SES-AM manterá o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência durante o feriado de Corpus Christi.

Por Natan AMPOST

29/05/2024 às 15:33 - Atualizado em 29/05/2024 às 16:10

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) manterá o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, durante o feriado de Corpus Christi e o ponto facultativo. As unidades funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado religioso nesta quinta-feira (30/05), e no ponto facultativo decretado em âmbito estadual, na sexta-feira (31/05).

Estarão funcionando os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC); as sete maternidades; os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, no Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidades. E para casos graves, os pacientes devem procurar uma das unidades dos HPS e HPSC, sendo três adultos e três infantis. “O atendimento às grávidas também seguirá normalmente nas maternidades do Estado”, garante.

No interior, a secretária ressalta que todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornam às atividades somente na segunda-feira (03/06).

Fundações

PUBLICIDADE

Nos feriados, os hospitais das fundações de saúde funcionam apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de radioterapia ocorrerá normalmente na quinta-feira (30/05), para as sessões de tratamento já agendadas.

O Laboratório de Análises Clínicas atenderá aos pacientes já agendados. O setor de imagem funcionará somente na quinta-feira (30/05) para atendimento dos exames de ultrassonografia agendados. Os demais serviços não funcionarão no feriado e retornam com os atendimentos na segunda-feira (03/06).

Na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) não haverá atendimentos ambulatoriais. Somente funcionará o pronto atendimento 24 horas para pacientes da FMT-HVD. As demais atividades retornam na segunda-feira (03/06).

Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) não haverá atendimento ambulatorial e realização de exames laboratoriais, na quinta e sexta-feira. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente. Os demais atendimentos retornarão na segunda-feira (03/06).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Itamaraty convoca embaixador após Javier Milei chamar Lula de “presidiário” durante convenção do PL

Medida diplomática foi adotada após declarações do presidente argentino contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

há 2 minutos

Amazonas

Mulher é atingida por cama que caiu de caminhão enquanto caminhava com criança em Parintins; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram o acidente; Polícia Civil investiga a conduta do motorista.

há 29 minutos

Manaus

Carreta com dois tratores derruba poste e interdita avenida na Zona Oeste de Manaus

Um dos equipamentos transportados atingiu a rede elétrica, provocando a queda da estrutura e bloqueando o trânsito no bairro Parque São Pedro.

há 1 hora

Amazonas

Corpo de menino de 12 anos desaparecido após cair em rio é encontrado em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro estava desaparecido desde sexta-feira (24); caso segue sob investigação da Polícia Civil.

há 2 horas

Brasil

Pastor passa mal em motel e é socorrido pelo SAMU em Goiânia

Caso aconteceu no Setor São Francisco e chamou atenção nas redes sociais; estado de saúde não foi divulgado.

há 2 horas