A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Índia registra recorde de temperatura com 52,3º C

As autoridades indianas estão recomendando às pessoas que evitem exposição ao sol, se hidratem e usem roupas claras.

29/05/2024 às 21:00

A Índia bateu o recorde de temperatura nesta quarta-feira, 29. A capital do país, Nova Délhi, registou 52,3ºC. O território indiano vem sofrendo com enchentes, ciclones e secas devido às mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

O Departamento Meteorológico da Índia (DMI, sigla em inglês) divulgou que as “condições severas de calor” foram identificadas no subúrbio de Mungeshpur.

As autoridades indianas estão recomendando às pessoas que vivem nos estados do norte e do oeste do país a evitarem exposição ao sol, se hidratarem e usarem roupas claras. Águas estão sendo borrifadas nas estradas e alguns moradores foram transferidos para abrigos.

Devido ao aumento do uso de ar-condicionados, a região está sofrendo com apagões duradouros. Além da sobrecarga na energia, as temperaturas altas prejudicam as plantações do país.

Desde o dia 1º de março, a Índia registrou 60 mortes e 16 mil casos de insolação, que acontece quando a transpiração falha e o corpo não consegue se resfriar, afirmou o jornal indiano Mint. O governo do país, no entanto, não confirmou os números.

PUBLICIDADE

O calor extremo não é exclusividade da Índia. As temperaturas altas apresentaram recorde em abril, pelo 11º mês consecutivo. O local mais afetado é a Ásia. A Europa também está com previsão de ter um verão mais quente.

Ciclone no leste

As mudanças climáticas têm causado diversos efeitos em diferentes regiões da Índia. No início da semana, um ciclone Remal atingiu o leste da Índia. Após ser fechado no domingo, o Aeroporto de Calcutá foi reaberto, no estado de Bengala Ocidental.

O Remal foi o primeiro ciclone antes do início da estação chuvosa, período de junho a setembro que ocorrem temporais devido ao fenômeno das monções. Mesmo sendo frequentemente atingido por ciclones, o litoral da Índia tem apresentado um aumento de intensidade das chuvas por causa das mudanças climáticas. A preparação para desastres naturais é uma demanda urgente para o país.

*COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 7 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 13 minutos

Polícia

Justiça condena homem que atirou na cabeça de motorista após discussão no trânsito em Manaus

Crime ocorreu no bairro Dom Pedro e deixou a vítima com sequelas irreversíveis após um disparo na cabeça.

há 21 minutos

Polícia

Homem condenado por falsa identidade é preso após investigação de furto em Manaus

Suspeito foi identificado durante investigação de furto em um posto de combustíveis no bairro Cidade de Deus.

há 48 minutos

Esporte

Copa do Mundo 2026: veja as seleções já classificadas, eliminadas e a situação do Brasil

França, Argentina e Alemanha estão entre as seleções já garantidas na próxima fase; Brasil entra em campo buscando confirmar classificação.

há 1 hora