Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Junho Vermelho: PL de Roberto Cidade incentiva a doação de sangue e manutenção do estoque do Hemoam

A proposta do presidente da Aleam está em fase final de tramitação no Legislativo do Estado.

Por Natan AMPOST

06/06/2024 às 18:51

No mês de incentivo à doação de sangue, o Projeto de Lei nº 13/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que regula a possibilidade de pagamento de multas leves de trânsito por meio de doação de sangue à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), busca ser mais um instrumento para aumentar o número de doações no hemocentro estadual. A proposta do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está em fase final de tramitação no Legislativo do Estado.

“Nossa proposta quer incentivar a doação voluntária de sangue. Ao vincular a doação de sangue ao pagamento de multas leves, cria-se um estímulo a mais para que os cidadãos participem ativamente desse gesto altruísta. O PL também tenta mitigar o problema da falta de bolsas de sangue ao oferecer uma fonte de verbas em parceria com o órgão responsável por gerir recursos oriundos das infrações de trânsito. Ao permitir o pagamento de multas leves por meio da doação de sangue, conseguiríamos não apenas sanar uma infração leve cometida, mas também gerar benefícios significativos para a comunidade e o sistema de saúde”, afirmou.

Conforme a proposta, a doação será de livre escolha do condutor, podendo optar pelo pagamento pecuniário tradicional, e caberá à autoridade de trânsito do Estado do Amazonas estabelecer quais infrações poderão ser sanadas com doação de sangue, limitadas a duas por ano para cada condutor.

As doações de sangue não poderão ser transferidas a terceiros, sendo destinadas exclusivamente ao atendimento das demandas da FHemoam. O não cumprimento dos pré-requisitos estabelecidos no PL apresentado acarretará na anulação da opção de pagamento por doação de sangue, devendo o infrator quitar a multa nos termos tradicionais estabelecidos pela legislação vigente.

PUBLICIDADE

Essa contribuição à saúde pública é uma iniciativa que ganha ainda mais ressonância com a realização da campanha “Doador Legal”.

Realizada anualmente na sede do Legislativo Estadual, a campanha incentiva a doação de sangue entre os servidores da Aleam e a comunidade em geral.

Doador Legal

Neste ano, a Semana do Doador Legal será realizada de 7 a 14 de junho. O “Vampirão” estará na sede da Assembleia Legislativa no dia 11/6 (terça-feira).

PUBLICIDADE

“O ‘Vampirão’ estará nas dependências da Aleam para facilitar a coleta entre os servidores, mas a comunidade em geral também pode procurar essa unidade na Aleam. Essa campanha é uma iniciativa muito aguardada pelos servidores, que contribuem efetivamente para a manutenção do estoque do Hemoam”, afirmou o deputado presidente.

A campanha “Doador Legal” é realizada pela Aleam desde 2014 e, desde então, já contribuiu com, aproximadamente, 1.147 bolsas de sangue.

Doe sangue, doe vida

A Campanha Junho Vermelho foi criada no Brasil em 2015, sendo o mês escolhido em razão do fato de no dia 14 celebrar-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

PUBLICIDADE

Para doar é necessário:

– Ter entre 16 e 69 anos

– Estar saudável

– Pesar no mínimo 50 quilos

PUBLICIDADE

– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

– Apresentar documento de identificação com foto

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem, com intervalo mínimo de 2 meses, e de três doações de sangue anuais para as mulheres, com intervalo mínimo de três meses.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

‘Homem-Peixe’ atravessa Rio Amazonas a nado em missão pela preservação ambiental

Ativista colombiano Wilber Honório Muñoz, conhecido como “Super-H”, realiza desafio entre Prainha e Almeirim, no Pará, para chamar atenção à conservação dos rios.

há 12 minutos

Polícia

Homem diz ter sido vítima de ‘tribunal do crime’, mas confessa ataque contra ex em Manaus

Francisco Chagas foi encontrado ferido no bairro Flores e inicialmente relatou ter sido sequestrado e torturado.

há 40 minutos

Manaus

Acidente entre carro e moto deixa um morto e outro gravemente ferido na AM-010

Colisão aconteceu na manhã deste domingo (26), no km 108 da rodovia, nas proximidades de Rio Preto da Eva.

há 1 hora

Amazonas

Buscas por Rômulo chegam ao terceiro dia após adolescente desaparecer em rio de Barreirinha

Estudante de 12 anos desapareceu nas águas do Paraná do Ramos durante uma atividade escolar.

há 2 horas

Brasil

“Me conta como era no seu tempo?”: ouvir causos dos avós é exercício poderoso para o cérebro e remédio contra a solidão

No Dia dos Avós, geriatra da Hapvida explica que relembrar histórias de vida estimula diferentes áreas do cérebro, fortalece vínculos familiares e ajuda a combater o isolamento.

há 2 horas