Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Temer suspende aumento do Bolsa Família por falta de dinheiro

O Ministério do Desenvolvimento Social já comunicou à Caixa que não haverá mudança no valor dos pagamentos.

Por Natan AMPOST

01/07/2017 às 10:14

O governo Michel Temer decidiu suspender o reajuste do Bolsa Família que pretendia anunciar em julho. O presidente queria conceder um aumento de 4,6% no benefício como um dos instrumentos para ganhar popularidade, mas a área econômica avaliou que, em meio à crise financeira, não há espaço no Orçamento para isso.

PUBLICIDADE

Temer se reuniu na noite de quinta-feira (29) com o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), que comanda a pasta responsável pelo programa. No encontro, ficou definido que não seria possível anunciar o reajuste neste momento, como planejado.

Segundo assessores do presidente, a decisão sobre o aumento do benefício foi adiada, sem data para que a discussão seja retomada. O Ministério do Desenvolvimento Social já comunicou à Caixa que não haverá mudança no valor dos pagamentos.

O plano original do governo era anunciar um reajuste do Bolsa Família de 4,6% -um ponto percentual acima da inflação registrada nos últimos doze meses. Em maio, o ministro Osmar Terra disse à reportagem que o aumento seria oficializado em julho.

Nos últimos meses, entretanto, as contas do governo pioraram, principalmente por dificuldades de arrecadação. As receitas ficaram abaixo do esperado e a equipe econômica de Temer passou a cobrar um controle maior de gastos para evitar que a meta fiscal do ano seja descumprida.

Auxiliares afirmam que o presidente não havia dado sinal verde para a concessão do aumento, tratado como certo pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Temer consultou a área econômica do governo, que atestou que o reajuste não caberia no Orçamento deste ano e criaria dificuldades também para fechar as contas de 2018.

PUBLICIDADE

Fila
Para se contrapor à suspensão do reajuste, ao menos por enquanto, o governo quer anunciar a inclusão de cerca de 150 mil novas famílias no programa.

No fim do ano passado, 500 mil famílias esperavam uma vaga, mas a pasta havia conseguido zerar a fila nos três primeiros meses deste ano. Em maio, porém, o número voltou a crescer e 422 mil famílias pleiteavam o benefício.

Em seu primeiro ano de governo, Temer concedeu um aumento de 12,5% nos pagamentos do Bolsa Família, após dois anos sem reajuste, durante o governo Dilma Rousseff.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Exército entrega seis armas de Bolsonaro à PF, mas pistola e espingarda não são localizadas

Duas das oito armas esperadas não foram encontradas no batalhão.

há 7 horas

Manaus

Incêndio atinge 8º andar de torre no condomínio Ilhas Gregas na Ponta Negra

Fogo mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira (6).

há 7 horas

Brasil

Deolane Bezerra relata síndrome do pânico e escolhe dividir cela por medo de ficar sozinha, diz MP

Influenciadora está presa há 45 dias em Tupi Paulista e teve pedido de prisão domiciliar contestado pelo Ministério Público de São Paulo.

há 7 horas

Brasil

PL marca convenção em São Paulo para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Evento nacional está previsto para 25 de julho, na Arena Pacaembu, e deve reunir cerca de 8 mil pessoas.

há 8 horas

Brasil

Mutirão do INSS em São Gabriel da Cachoeira encerra agendamentos nesta sexta (10); veja como participar

Atendimentos previdenciários acontecem de 13 a 16 de julho e terão orientação jurídica, pedidos de benefícios e atendimento médico para atualização de laudos.

há 8 horas