Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministro de Lula, Juscelino Filho é indiciado pela PF por suspeita de corrupção e participação em organização criminosa

O relatório final do caso foi enviado para o ministro Flávio Dino, relator do inquérito no STF.

Por Natan AMPOST

12/06/2024 às 10:23

A Polícia Federal (PF) indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), por suspeita de participação em organização criminosa e crime de corrupção passiva, relacionado a desvios de, no mínimo, R$ 835,8 mil de obras de pavimentação custeadas com dinheiro público da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O indiciamento foi revelado pela Folha de São Paulo.

PUBLICIDADE

O inquérito em questão investiga um suposto desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação de ruas em Vitorino Freire, no interior do Maranhão. A cidade é administrada pela irmã de Juscelino, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada do cargo no ano passado, mas depois retomou o mandato. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) indica que uma das obras beneficiou propriedades da família do ministro, servindo como um dos elementos utilizados pela PF no indiciamento.

O relatório final do caso foi enviado para o ministro Flávio Dino, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informações do site da corte.

Inicialmente, a investigação focava em possíveis desvios em obras executadas pela Codevasf, com destaque para aquelas realizadas pela empresa Construservice. A PF identificou Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP, como sócio oculto da Construservice. A relação entre Juscelino Filho e Eduardo DP surgiu após a apreensão do celular do empresário na primeira fase da operação Odoacro, que revelou mensagens comprometedoras.

De acordo com a PF, as mensagens encontradas reforçam a “atuação criminosa de Juscelino Filho” e demonstram que “sua função na Orcrim (organização criminosa) era conhecida por todos os membros” do grupo supostamente chefiado por Eduardo DP. A troca de mensagens entre Juscelino e Eduardo DP, analisada no inquérito, foi considerada pela PF como prova significativa do envolvimento do ministro nos esquemas ilícitos.

O indiciamento de um ministro em exercício gera um forte impacto no cenário político, especialmente num momento em que o governo federal busca consolidar suas iniciativas e políticas públicas.

PUBLICIDADE

A Codevasf tem sido foco de diversas investigações nos últimos anos, sendo alvo frequente de denúncias de corrupção e desvios de recursos. A empresa, responsável por projetos de desenvolvimento regional, lida com vultosos orçamentos e, consequentemente, torna-se alvo de interesses diversos, nem sempre alinhados com a legalidade.

No caso específico de Vitorino Freire, a ligação direta entre a administração municipal e a família de Juscelino Filho lança mais suspeitas sobre a imparcialidade e a correta aplicação dos recursos públicos. A prefeita Luanna Rezende, irmã do ministro, é uma peça central na investigação, dado seu papel na gestão dos contratos suspeitos de irregularidades.

Juscelino Filho não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal encerra atividade de empresa de segurança clandestina durante fiscalização em casas noturnas de Manaus

Operação verificou o cumprimento da legislação sobre segurança privada.

há 3 minutos

Política

Justiça rejeita ação da família de Alexandre de Moraes contra senador Alessandro Vieira

Decisão da Justiça de São Paulo concluiu que declarações do senador estão protegidas pela imunidade parlamentar.

há 10 minutos

Polícia

Polícia Federal apreende 88 quilos de drogas escondidos em tambores durante fiscalização em Tabatinga

Entorpecentes estavam ocultos em compartimentos adaptados de uma embarcação de cargas.

há 35 minutos

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 1 hora

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 1 hora