Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Em meio a diversas crises, Rede Globo está sendo processada judicialmente por uso indevido de tecnologia

A defesa da Globo, por sua vez, contestou as acusações e afirmou que elas são infundadas e sem respaldo probatório

Por Hugo Guimarães

12/06/2024 às 18:39

Em meio à crise vivida pela Rede Globo, a emissora está enfrentando um processo judicial movido pela empresa Da Silva Projetos Luminotécnicos, que alega que a emissora usou indevidamente uma tecnologia patenteada em seus cenários de telejornais, como Bom Dia São Paulo e RJ1. Segundo a empresa, a tecnologia patenteada controla a luminosidade externa, permitindo a exibição de imagens panorâmicas das cidades na TV, e foi desenvolvida por Gilberto Alves da Silva, ex-funcionário da emissora da família marinho.

PUBLICIDADE

De acordo com a Da Silva Projetos Luminotécnicos, Gilberto Alves da Silva desenvolveu um equipamento motorizado que controla a incidência de luz solar por meio de placas de acrílico, sem comprometer a qualidade da imagem. A empresa alega que esse equipamento foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e acusa a Globo de ter copiado o projeto e as placas de acrílico essenciais para o controle da luminosidade.

A autorização para o uso desse equipamento foi concedida apenas para o estúdio em São Paulo, enquanto Gilberto Alves da Silva trabalhava na emissora. No entanto, a Globo teria expandido o uso dos cenários panorâmicos para outras localidades, como Rio de Janeiro e Distrito Federal, sem a devida autorização. A empresa afirma que a Globo violou a propriedade industrial ao usar o invento sem permissão.

A Da Silva Projetos Luminotécnicos solicita que a Justiça calcule o valor dos royalties para definir a indenização devida pela Globo. No processo, a empresa argumenta que todas as tentativas amigáveis de resolver o impasse foram esgotadas, restando apenas a via judicial para aplicar a norma vigente. A defesa da Globo, por sua vez, contestou as acusações e afirmou que elas são infundadas e sem respaldo probatório.

A emissora carioca alega que utiliza tecnologia da empresa Insulfilm, conhecida no setor automotivo, para bloquear a luz externa sem prejudicar a visão. A emissora nega ter usado a tecnologia da Da Silva Projetos Luminotécnicos e afirma que as placas de acrílico fornecidas não atenderam ao propósito desejado, sendo posteriormente descartadas. Portanto, a Globo considera improcedente a necessidade de pagamento de royalties.

Em resposta à réplica, a Da Silva Projetos Luminotécnicos acusou a Globo de agir de má-fé ao tentar reproduzir a tecnologia patenteada por Gilberto com outro fornecedor. A empresa solicitou uma intimação para que a emissora forneça os dados da empresa Insulfilm, mencionada na contestação, para promover sua inclusão no processo. A Globo ainda não respondeu publicamente às acusações feitas pela Da Silva Projetos Luminotécnicos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal encerra atividade de empresa de segurança clandestina durante fiscalização em casas noturnas de Manaus

Operação verificou o cumprimento da legislação sobre segurança privada.

há 11 minutos

Política

Justiça rejeita ação da família de Alexandre de Moraes contra senador Alessandro Vieira

Decisão da Justiça de São Paulo concluiu que declarações do senador estão protegidas pela imunidade parlamentar.

há 17 minutos

Polícia

Polícia Federal apreende 88 quilos de drogas escondidos em tambores durante fiscalização em Tabatinga

Entorpecentes estavam ocultos em compartimentos adaptados de uma embarcação de cargas.

há 43 minutos

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 1 hora

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 1 hora