Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Documentos revelam que o Brasil pressionou Espanha a agir contra o racismo sofrido por Vini Jr

O presidente do Real Madrid afirmou que Viniícius Jr. é chamado de “macaco” porque é o melhor jogador da atualidade

Por Hugo Guimarães

12/06/2024 às 21:14 - Atualizado em 12/06/2024 às 21:16

Há um ano, após os ataques racistas contra Vinicius Junior no estádio do Valencia, o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, se reuniu separadamente com três importantes dirigentes esportivos do país: Florentino Pérez, presidente do Real Madrid; Javier Tebas, presidente de La Liga; e Luis Rubiales, então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

PUBLICIDADE

O objetivo das reuniões era “entender a distribuição de competências sancionadoras, disciplinares e administrativas” entre La Liga, RFEF e Real Madrid, para “exigir responsabilização nos casos contra Vini Jr”. Em um telegrama enviado ao Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Ribeiro descreveu um cenário desanimador após os encontros.

– É necessário reconhecer que meus três interlocutores concordam que esses episódios não deveriam ocorrer em nenhuma circunstância […] No entanto, é evidente que nem La Liga, nem a Federação, nem o Real Madrid parecem assumir claramente qualquer responsabilidade pelo ocorrido. A maior exposição mediática do problema do racismo no futebol espanhol revelou, ao contrário, desentendimento, acusações e disputas de poder.

Esse trecho faz parte de uma correspondência enviada pela embaixada brasileira na Espanha ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, em 31 de maio de 2023, obtida via Lei de Acesso à Informação.

Segundo relatos do embaixador Ribeiro, o presidente de LaLiga, Javier Tebas, admitiu ter se equivocado ao acusar Vinicius de “injuriar La Liga” e criticou a inação do Ministério Público da Espanha. O então presidente da RFEF, Luis Rubiales (que posteriormente deixou o cargo por beijar uma jogadora da seleção sem consentimento), direcionou suas críticas para a própria RFEF. Já o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, culpou os árbitros e a RFEF. Assim relatou o diplomata brasileiro:

– Para Pérez, a raiz do problema é simples: os culpados são os árbitros e a RFEF. Os primeiros por serem corruptos, a segunda por inércia e condescendência. Também criticou o presidente da LaLiga [Tebas], que estaria se aproveitando da crise para ganhar mais poder sancionador. Além disso, Florentino Pérez afirmou que Vini Jr é chamado de “mono” porque é o melhor jogador da atualidade e o que mais recebe faltas na primeira divisão espanhola.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal encerra atividade de empresa de segurança clandestina durante fiscalização em casas noturnas de Manaus

Operação verificou o cumprimento da legislação sobre segurança privada.

há 12 minutos

Política

Justiça rejeita ação da família de Alexandre de Moraes contra senador Alessandro Vieira

Decisão da Justiça de São Paulo concluiu que declarações do senador estão protegidas pela imunidade parlamentar.

há 18 minutos

Polícia

Polícia Federal apreende 88 quilos de drogas escondidos em tambores durante fiscalização em Tabatinga

Entorpecentes estavam ocultos em compartimentos adaptados de uma embarcação de cargas.

há 44 minutos

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 1 hora

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 1 hora