Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Caso Miriam Moraes: Homem é condenado a mais de 28 anos de prisão por assassinar mulher grávida e jogar corpo em igarapé de Manaus

A motivação do crime teria sido o fato de a vítima estar grávida do réu, que tinha relacionamento com outra mulher.

Por Hugo Guimarães

13/06/2024 às 17:45

 

Foto: Raphael Alves

Notícias de Manaus – O réu Roberto Marinho Brito, denunciado e pronunciado pela morte da jovem Miriam Moraes da Cruz, foi condenado a 28 anos e um mês de prisão, em julgamento realizado nesta quarta-feira (12/06), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis. O crime ocorreu na madrugada de 16 de janeiro de 2020, na Av. Natan Xavier, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus.

PUBLICIDADE

Segundo a denúncia, Roberto era casado e tinha um relacionamento extraconjugal com a vítima, que estava grávida de quatro meses dele. Roberto marcou um encontro com Miriam, supostamente para tratar da questão da gravidez, ocasião em que a matou a facadas e jogou o corpo dela às margens de um igarapé, no bairro onde ela residia.

O inquérito policial que investigou o caso indiciou também a mulher de Roberto Marinho como participante do assassinato. Ela chegou a ser denunciada pelo Ministério Público, mas foi impronunciada (absolvida da acusação) e, consequentemente, excluída do processo.

Na sessão plenária de julgamento foram inquiridas todas as testemunhas e os informantes arrolados por ambas as partes, num total de nove pessoas. Quanto ao acusado, este foi interrogado, tendo exercido seu direito à autodefesa. Na fase de debates, o Ministério Público sustentou a condenação do acusado por homicídio duplamente qualificado, praticado por motivo fútil e à traição, com reconhecimento das agravantes previstas no art. 61 do Código Penal (circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime).

A Defesa, por seu turno, sustentou, como tese principal, a retirada das qualificadoras e o não reconhecimento de circunstâncias judiciais desfavoráveis ao réu.

PUBLICIDADE

Em votação, os jurados integrantes do Conselho de Sentença decidiram pela condenação de Roberto Marinho pelo crime de homicídio qualificado (motivo fútil e à traição).

Roberto Marinho respondeu ao processo preso provisoriamente e, com a condenação, a magistrada que presidiu a sessão de julgamento, juíza de Direito Juline Rossendy Rosa Neres, determinou a execução provisória da pena até o trânsito em julgado da sentença, da qual cabe apelação.

Na sessão de julgamento realizada pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, o Ministério Público foi representado pelo promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins. O promotor teve como assistente de acusação o defensor público Rafael Albuquerque Maia. O réu teve em sua defesa os advogados Eguinaldo Gonçalves de Moura e Vanilde Medeiros da Silva.

 

*Com informações da assessoria 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Marco Aurélio Choy promete “gabinete de portas abertas” após ser escolhido para desembargador do TJAM

Após ser escolhido pelo governador, advogado afirmou que pretende ser “voz da advocacia” e manter um “gabinete de portas abertas” no TJAM.

há 56 minutos

Manaus

Em reunião com apoiadores, Dra. Shádia relembra atuação na saúde durante gestão de David Almeida

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida destacou os 17 anos de atuação como médica do SUS e o período em que participou da gestão municipal de saúde.

há 1 hora

Manaus

Polícia identifica três suspeitos de agredir mãe de criança autista em shopping de Manaus

Imagens e depoimentos de monitoras são analisados pela investigação.

há 1 hora

Quinto Constitucional

Governador Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Advogado foi escolhido pelo governador após integrar lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 1 hora

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 1 hora