Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF mira grupo suspeito de vender medicamentos falsificados a órgãos públicos

Investigações revelaram que o grupo criminoso teria conseguido vender cerca de R$ 11 milhões em drogas fraudadas.

Por Hugo Guimarães

20/06/2024 às 18:48

Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) no Paraná cumpre, nesta quinta-feira (20), 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, além de sequestro de bens, no âmbito da operação Counterfeit. A força-tarefa investiga uma empresa, vencedora de uma licitação em 2022, que teria fornecido medicamentos falsificados ao Hospital Geral de Curitiba.

PUBLICIDADE

Investigações revelaram que o grupo criminoso teria conseguido vender cerca de R$ 11 milhões em drogas fraudadas para órgãos públicos no estado paranaense.

Segundo informa a PF, as alterações foram identificadas desde as caixas, falsamente identificadas, até a composição, na qual se constatou a ausência do princípio ativo medicamentoso, no caso do acordo, imunoglobulina, como deveria conter.

Investigações apontam que medicamentos eram produzidos na Bolívia e dois estrangeiros, um dos quais era estudante de medicina, seriam os principais suspeitos pela comercialização.

Mandados foram cumpridos na capital paranaense e em Francisco Beltrão (PR), Corumbá (MS), Ladário (MS), Campo Grande (MS), Birigui (SP), São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e Jacobina (BA).

PUBLICIDADE

Os envolvidos estão sendo investigados por crimes como associação criminosa (reclusão de cinco a dez anos e multa), fraude à licitação (dois a quatro anos de detenção e multa) e falsificação de medicamentos (de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa).

A Bayer, uma das marcas simuladas falsamente pelo esquema criminoso, reafirmou que, desde 2022, notifica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que o produto Gamimune N.5% “nunca foi produzido, importado, nem tampouco comercializado” pela empresa e que “propostas de venda eventualmente recebidas devem ser comunicadas”.

A farmacêutica orienta que as autoridades competentes devem ser notificadas caso pacientes tenham acesso à falsificação.

 

*Redação AM POST 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em área comercial do Centro de Manaus foi controlado, diz Corpo de Bombeiros

Chamas atingiram área próxima à Igreja da Matriz; pequenos focos ainda exigem atenção das equipes para evitar que o incêndio volte a ganhar força.

há 28 minutos

Pouca presença

Plenário vazio: Rodrigo Guedes cobra presença de vereadores na Câmara de Manaus

Vereador criticou o baixo número de parlamentares durante a sessão desta terça-feira e afirmou que apenas sete estavam no plenário

há 36 minutos

Eleições 2026

Candidatos têm até sábado para oficializar registro na disputa eleitoral no Amazonas

Prazo da Justiça Eleitoral termina em 15 de agosto; propaganda nas ruas e na internet começa no domingo (16)

há 58 minutos

Brasil

INSS amplia lista de doenças que dão direito a auxílio-doença; veja quais

Nova lista inclui gestação de alto risco e pode beneficiar segurados que ainda não atingiram a carência exigida.

há 1 hora

Acidente fatal

Idoso morre após perder controle de motocicleta e bater contra poste na AM-010, em Rio Preto da Eva

Raimundo Araújo, de 65 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente

há 1 hora