A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parintins

Inscrições on-line para visitas ao Bumbódromo de Parintins têm início nesta terça (25)

Os agendamentos seguirão o mesmo formato de 2023, com reservas sendo feitas para as visitas do dia seguinte.

Por Hugo Guimarães

24/06/2024 às 17:06

A partir desta terça-feira (25/06), às 9h, começam as inscrições on-line para a visitação do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. O agendamento é sempre feito para as visitas no dia seguinte. Ou seja, os visitantes que agendarem no dia 25 (terça-feira) poderão visitar o espaço no dia 26 (quarta-feira), e assim por diante até o dia 30 de junho, último dia para a visitação. As inscrições serão realizadas de forma online através do site cultura.am.gov.br.

PUBLICIDADE

Os visitantes terão a oportunidade de passar 40 minutos imersos na cultura folclórica de Parintins através de exposições, murais, esculturas e a apresentação de uma peça teatralizada. Os grupos da visita mediada serão compostos por dez pessoas acompanhadas de um monitor cultural.

Os murais “Patrimônio em Festa” e “Memória Afetiva dos Bois – Bumbás” estão entre as atrações do Circuito Cultural, além de esculturas em alto relevo na área externa do bumbódromo, que exaltam a alta performance dos artistas parintinenses ao retratar sua cultura.

Os visitantes farão um tour para conhecer o Bumbódromo e acompanhar os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil, além de contar com a apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa”, com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro de Parintins. Os horários para visita são entre 9h e 13h.

A visitação mediada começa com uma peça teatralizada fazendo alusão ao auto do boi, que conta a história do início da tradição dos bumbás, como se deu a origem deles, através de personagens interpretados por alunos do curso de teatro adulto do Liceu de Arte de Parintins. A peça, desenvolvida em colaboração com o teatrólogo Thiago Oliveira e os professores de teatro de Parintins Francisco Xavier e Rosenilson Ramos, será apresentada no Hall do Bumbódromo.

PUBLICIDADE

Segundo o Turismólogo do festival, Jair Almeida, os visitantes vão conhecer não só a logística de como acontece a apresentação do festival, mas também a história do bumbódromo. “Toda a história desde sua primeira criação, a história do auto do boi e, principalmente, a história dos dois criadores dos bumbás, tanto o Roque Cid, quanto o Lindolfo Monteverde.” disse.

A visita guiada acontece de forma gratuita dentro do Bumbódromo, onde também está localizado o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins. Serão oferecidas cerca de 800 vagas ao longo de cinco dias. Cada dia terá um total de 160 pessoas que previamente agendaram as visitas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Motociclista é arremessado após bater violentamente em carro estacionado em Parintins

Imagens de segurança registraram o momento da colisão.

há 54 segundos

Esporte

Samir Xaud levou com dinheiro da CBF esposa e amante pra Copa do Mundo 2026, afirma Leo Dias

Reportagem aponta despesas em Nova York, Catar e benefícios a pessoas próximas ao dirigente.

há 27 minutos

Caiu na rede é post!

Documentos apontam que CBF pagou viagem e hotel de influenciadora em evento internacional

Documentos apontam que outra acompanhante participou de viagem internacional com despesas atribuídas à entidade, ampliando o debate sobre o uso de recursos da confederação.

há 32 minutos

Amazonas

Seduc-AM prorroga inscrições para seleção de novos diretores da rede estadual

Prorrogação foi motivada por ajustes no sistema de inscrição; cronograma das demais etapas do processo permanece inalterado.

há 47 minutos

Polícia

Padrasto é preso suspeito de matar enteado com facada no peito no interior do Amazonas

Investigação apontou que suspeito e vítima mantinham um histórico de desentendimentos antes do crime ocorrido na zona rural do município.

há 1 hora