Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes dá 10 dias para Governo de SP explicar modelo de escolas cívico-militares

Decisão partiu de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Por Hugo Guimarães

25/06/2024 às 07:42 - Atualizado em 25/06/2024 às 14:04

Foto: Rosinei Couto/STF

O ministro e presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na segunda-feira (24) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a Assembleia Legislativa (Alesp) expliquem, em dez dias, o modelo das escolas cívico-militares criado pelo estado.

A decisão partiu de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na última quinta-feira (20).

PUBLICIDADE

O partido solicita que a Corte declare como inconstitucional a criação das escolas cívico-militares, sob a justificativa de que o modelo viola os princípios da Constituição, além de gerar altos custos públicos e impactar negativamente o desenvolvimento dos estudantes.

A legenda também diz que os militares que irão trabalhar nesses novos centros educacionais vão receber salários maiores do que professores da rede estadual.

No início do mês, o PSOL também se manifestou sobre o caso. A sigla alegou que o programa agride a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e os Planos Nacional e Estadual de Educação.

Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, também estabeleceu dez dias para que o governo estatal se pronunciasse.

PUBLICIDADE

Sancionada no dia 27 de maio deste ano por Tarcísio, a lei que cria as escolas cívicos-militares em São Paulo prevê a implementação das instituições de maneira gradual e com consulta pública.

A proposta pretende criar entre 50 a 100 escolas no estado, transformando unidades já existentes.

Para isso, ao menos um policial militar será direcionado para cada escola. As unidades serão escolhidas de acordo com o índice de rendimento (priorizando as com números menores do que a média estadual), índices de vulnerabilidade e índice de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono).

“A gente coloca uma opção adicional no cardápio, as escolas cívico-militares, para criar um ambiente onde tenhamos mais segurança, onde possa desenvolver o civismo, fazer com que a disciplina seja o vetor da melhoria da qualidade de ensino. A adesão é voluntária. Ninguém vai ser obrigado a estudar em uma escola cívico-militar. Só vai quem quiser”, informou o governador.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Investigação

Polícia conclui que pai não teve intenção de matar filho de 6 anos no interior do Amazonas

Inquérito apontou que criança foi atingida por uma faca após o pai arremessar uma mochila durante um castigo. Caso foi reclassificado para maus-tratos com resultado morte.

há 8 minutos

Manaus

Carro fica com a frente destruída após atingir meio-fio na Avenida das Torres, em Manaus

Acidente foi registrado na noite de domingo (2). Havia óleo espalhado na pista, e motoristas precisaram redobrar a atenção ao passar pelo local.

há 15 minutos

Polícia

Adolescente de 14 anos é encontrada morta em motel de Tefé

Vítima apresentava sinais de estrangulamento e chegou a ser levada para uma unidade de saúde, mas já estava sem vida. Suspeito foi localizado escondido no banheiro de uma pousada.

há 1 hora

Acidente Aéreo

VÍDEO: avião de pequeno porte cai em rio no interior do Amazonas; moradores acompanham resgate

Aeronave caiu nas proximidades da comunidade do Caité, entre os municípios de Tonantins e Jutaí. Informações preliminares apontam que apenas uma pessoa teria sobrevivido.

há 1 hora