Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético

Jovem morreu em SP por complicações causadas por peeling.

25/06/2024 às 09:15 - Atualizado em 25/06/2024 às 09:17

Foto: Marcelo Camargo/AB

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, fabricação, manipulação,  comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer esse tipo de peeling. A polícia investiga o caso como homicídio. A clínica foi interditada e multada.

PUBLICIDADE

Em nota, a Anvisa informou que a proibição tem como objetivo zelar pela saúde e pela integridade física da população, “uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”.

“A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”, completou a Anvisa.

Entenda

O peeling de fenol é um procedimento autorizado no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida.

A técnica – executada de forma correta e seguindo as orientações – traz resultados na produção de colágeno e redução significativa de rugas e manchas. A entidade, entretanto, considera o procedimento invasivo e agressivo e diz que a realização em toda a face demanda extrema cautela.

PUBLICIDADE

“É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido”, explicou a Anvisa.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) defende que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, sejam feitos apenas por médicos, preferencialmente com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica, de forma a garantir ao paciente atendimento com competência técnica e segurança.

O CFM reitera ainda que, mesmo realizado por médicos, todo procedimento estético invasivo deve ser realizado em ambiente preparado, com obediência às normas sanitárias e com estrutura para imediata intervenção de suporte à vida em caso de intercorrências.

A entidade chegou a cobrar providências, por parte de outros órgãos de controle, para coibir abusos e irregularidades na área.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio das vigilâncias estaduais e municipais, deve reforçar a fiscalização aos estabelecimentos e profissionais que prestam esse tipo de serviço sem atenderem aos critérios definidos em lei e pelos órgãos de controle”.

Agência Brasil 

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena sorteia R$ 165 milhões neste domingo; veja horário e como conferir

O sorteio acontece neste domingo (9), em São Paulo.

há 28 minutos

Manaus

Farmácias de Manaus não poderão exigir CPF para conceder descontos; entenda a nova recomendação

Procon Manaus e Defensoria Pública do Amazonas vão assinar recomendação para impedir que descontos promocionais.

há 53 minutos

Polícia

Mulher de 37 anos é morta com arma branca na Avenida Cosme Ferreira em Manaus

Patrícia Kelly Penha Ferreira morreu após sofrer ferimentos provocados por arma branca.

há 1 hora

Brasil

Avó, mãe e filha estão entre as quatro vítimas de queda de helicóptero no Rio de Janeiro

Turistas colombianas viajavam juntas em um helicóptero Robinson R44 que caiu na região da Vista Chinesa.

há 2 horas

Brasil

Lula e Alcolumbre devem se reunir novamente para tentar destravar pautas no Senado

Após meses de distanciamento, presidente da República e presidente do Senado retomam diálogo.

há 2 horas