A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Eduardo Braga, foi quem permitiu a usurpação de recursos da UEA, segundo publicação de Blog

Em 2005, quando governador Braga sancionou lei que permite o uso dos recursos da instituição, quando estes apresentem superávit orçamentário, ou seja, excedam o valor proposto pelo Executivo.

Por Hugo Guimarães

13/07/2017 às 12:34 - Atualizado em 13/07/2017 às 16:47

O Blog do Sarafa, o deputado Serafim Corrêa fez uma publicação nesta quinta-feira (13), mostrando que a responsabilidade pela situação atual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é do senador e candidato ao governo do estado Eduardo Braga (PMDB).

PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, em meados de 2005, quando era governador do estado, Braga através da Lei nº 3022, art. 6º, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e sancionada por ele, estabeleceu uma regra de que quando, a instituição apresentasse superávit orçamentário, ou seja, quando os recursos excedessem o valor do orçamento proposto pelo Executivo (governador), o mesmo teria o poder de aplicar esse recurso em infraestrutura básica, econômica e social e a partir disso a Secretara de Fazenda do Estado (Sefaz) separou os valores em duas rubricas.

O trecho técnico que trata do assunto na lei é o Arti. 6º. Confira:

“No caso de superávit orçamentário durante o exercício financeiro, relacionado aos recursos decorrentes do cumprimento da obrigação prevista na alínea “b” do inciso XIII do art. 19 da Lei nº 2.826, de 29 de setembro de 2.003, aplicar-se-á o tratamento estabelecido no inciso III do art. 4º da Lei nº 2.879, de 31 de março de 2004”

A primeira, a Fonte 116, que corresponde ao Orçamento proposto pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo para a UEA. E a segunda, a Fonte 117 que passou a compor uma Contribuição para Infraestrutura Básica, Econômica e Social. A publicação afirma que “foi dessa forma, sorrateira, que efetivamente a UEA foi tungada (surrada, enganada, roubada) ao longo dos anos”.

PUBLICIDADE

Veja a tabela que mostra os valores dos recursos no decorrer dos anos:

A publicação termina afirmando é lamentável o assunto ter ficado debaixo do tapete durante longos 12 anos e que ninguém, além de quem (Eduardo Braga) fez a trama lá atrás contra a UEA sabia disso.

Fonte: Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Família chora sobre corpo de homem morto a tiros na Zona Oeste de Manaus

Fagner Gomes de Oliveira, de 35 anos, morreu no local após ser atingido por diversos disparos de arma de fogo.

há 40 minutos

Manaus

Descaso deixa dezenas de bairros sem água em Manaus em pleno domingo

Falha no abastecimento atinge diversas regiões da capital e gera reclamações de moradores sobre recorrência do problema..

há 1 hora

Polícia

Suspeita de golpe contra idosos é capturada por moradores em Itacoatiara

Caso terminou com intervenção de populares no interior do Amazonas; marido da mulher foi espancado durante a ocorrência.

há 1 hora

Brasil

Filha de vice-presidente do Tribunal de Contas é encontrada morta

Caso ocorreu em Minas Gerais e é investigado pela polícia; circunstâncias da morte ainda não foram detalhadas.

há 3 horas

Mundo

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça reacender conflito no Oriente Médio

Ataque ocorreu após ofensiva israelense em Beirute e elevou o nível de alerta na região; Teerã também voltou a ameaçar bases dos Estados Unidos.

há 5 horas