A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024

Ao todo, mais de mil agentes das Forças de Segurança estarão empenhados na Operação.

Por Hugo Guimarães

25/06/2024 às 21:03 - Atualizado em 26/06/2024 às 18:14

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024-Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apresentou, nesta terça-feira (25/06), o efetivo da tropa empregada na Operação Parintins 2024. Ao todo, mais de mil agentes das Forças Policiais e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) vão trabalhar de forma integrada para garantir a segurança durante o 57º Festival de Parintins.

A ação envolve efetivos da SSP-AM, do Departamento de Polícia Técnica-Científica (DPTC), das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) e do Corpo dos Bombeiros (CMAM) e do Detran-AM.

O secretário executivo adjunto de Planejamento Integrado da SSP-AM, coronel Almir Cavalcante, informou que o planejamento de toda operação foi iniciado ainda no final do ano passado, logo após o término do 56º Festival.

De acordo com o coronel Cavalcante, para auxiliar as Forças de Segurança, a SSP-AM inovou com o envio de reforço tecnológico. O objetivo, conforme explicou, é integrar as ações e proporcionar cada vez mais segurança aos moradores e visitantes da Ilha Tupinambarana.

PUBLICIDADE

“Nós trouxemos as POEs (Plataformas de Observação Elevada), câmeras inteligentes, estamos como nosso Ciops ativo, o 190, também está ativo, a população pode utilizar e temos, também, as nossas células de inteligência, que são muito importantes”, afirmou o coronel.

Embarque

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024-Foto: Divulgação

O embarque das equipes iniciou, ainda, na terça-feira (18/06), com o envio da primeira equipe da SSP-AM. Ao todo, a Secretaria de Segurança enviou 80 servidores, que estarão atuando para auxiliar as demais Forças de Segurança. O policiamento ostensivo e preventivo será reforçado com a chegada mais de 500 policiais da Polícia Militar, com auxílio da tropa e unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), Metropolitano (CPM), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI). A tropa desembarcou na Ilha Tupinambarana, nesta terça-feira (24/06).

“Todo esse efetivo estará pronto e preparado para proporcionar à população que vem à Parintins, tanto os amazonenses, quanto os turistas um Festival Seguro e Tranquilo”, destacou o comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, acrescentando que o aparato tecnológico trazido pela SSP-AM vai complementar as demais tecnologias empregadas pela PM.

PUBLICIDADE

Polícia Judiciária

Para garantir reforço à Polícia Judiciária, um total de 80 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também foram deslocados para a Ilha Tupinambarana.

“A Polícia Civil está presente em Parintins com 80 policiais civis, que irão atuar em ações de segurança, de inteligência e de Polícia Judiciária. Estamos integrados com todas as Forças de Segurança, trabalhando em uma única direção para o bem estar da população, dos visitantes e dos que vêm conhecer o Festival de Parintins”, disse o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

No porto de Parintins será instalada a Delegacia Móvel, onde funcionará a Delegacia do Turista das 8h às 2h. O local estará ativo para registro de Boletins de Ocorrências (BOs), orientações e atendimento aos turistas e população local, e no Bumbódromo, durante as noites do festival, será instalado um anexo da Delegacia do Turista para atender possíveis ocorrências dos brincantes.

PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros
Para fortalecer as ações de prevenção, resgates e possíveis intercorrências de incêndios, um total de 120 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) foram encaminhados para Parintins entre os dias (24/06) e (25/06).

Todo do efetivo será somado ao policiamento que já atua em Parintins. O CBMAM conforme o subcomandante coronel Reinaldo Acris Menezes, irá atuar em vários pontos da cidade, nas proximidades das orlas da Ilha, abastecimento de água, atendimento pré-hospitalar, atendimento de mergulho, dentre outros.

“Trouxemos, além do material que já tem aqui na nossa Base, trouxemos materiais de mergulho, mais material de salvamento em altura, ambulância e viaturas novas. Trouxemos três viaturas novas para reforçar o efetivo que está aqui e a equipe que trouxemos”, detalhou o subcomandante-geral do CBMAM.

Trânsito

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contará com 55 agentes de trânsito atuando no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, foi desenvolvido um plano de mobilidade para que tanto moradores, quanto visitantes, possam trafegar pela cidade com maior fluidez e segurança.

“Participamos de inúmeras reuniões, desde o início do ano, com o objetivo de manter a segurança viária de todos. Criamos desvios e bloqueios específicos, e de comum acordo com Caprichoso e Garantido, buscando oferecer para todos um festival seguro e inesquecível”, comenta Waughan.

 

*Com informações da assessoria 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 5 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 6 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 7 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 7 horas