A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

General anuncia golpe de Estado na Bolívia; tanques de guerra e militares armados invadem palácio presidencial

O comandante do Exército se deslocou para a sede do governo boliviano em um tanque de guerra.

Por Natan AMPOST

26/06/2024 às 17:01 - Atualizado em 26/06/2024 às 17:47

Nesta quarta-feira, 26, general Juan José Zúñiga anunciou, nesta quarta-feira (26/6), um golpe de Estado na Bolívia. A decisão veio após uma intensa movimentação militar que cercou o Palacio Quemado, sede do governo boliviano, situada na capital, La Paz.

PUBLICIDADE

O general Zúñiga, comandante do Exército boliviano, deslocou-se para o local em um tanque de guerra, acompanhado por uma forte presença militar. Ao chegar ao palácio, Zúñiga exigiu uma “mudança de gabinete” e tentou entrar no edifício em um veículo blindado. “O país não pode mais seguir assim”, declarou o general aos repórteres reunidos na Praça Murillo, nas proximidades do palácio presidencial.

A reação do presidente Luis Arce não tardou. Pouco antes da ação militar, Arce denunciou uma “movimentação irregular” do Exército e pediu que a democracia no país fosse respeitada. Em uma mensagem divulgada na rede social X, o antigo Twitter, Arce afirmou: “Denunciamos as mobilizações irregulares de algumas unidades do exército boliviano. A democracia deve ser respeitada.”

O ex-presidente e padrinho político de Arce, Evo Morales, também se manifestou rapidamente, denunciando um golpe de Estado em andamento. Morales, que foi deposto por militares em 2019 em meio a intensos protestos que o acusavam de fraudar as eleições, expressou sua preocupação com a situação. Segundo ele, militares cercaram a Plaza Murillo, onde se encontra a sede do Executivo boliviano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Copa do Mundo 2026

Inglaterra, Portugal e Colômbia entram em campo; confira os jogos da Copa do Mundo desta terça-feira

Rodada reúne seleções tradicionais e confrontos que podem influenciar a classificação para a próxima fase do Mundial.

há 15 minutos

Brasil

Turistas se abrigam durante tiroteio em ponto turístico do Rio de Janeiro; vídeo mostra tensão

Confronto ocorreu durante operação policial no Morro Santa Marta e assustou visitantes que estavam no Mirante Dona Marta.

há 37 minutos

Polícia

Cabo da PM é preso suspeito exploração sexual contra adolescentes em casa de prostituição em Manaus

Imóvel no Parque Dez era usado para manter adolescentes vigiadas por câmeras e anunciadas na internet; uma das vítimas contraiu IST.

há 43 minutos

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 1 hora

Ao Vivo