Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Garantido encerra a segunda noite levando o Bumbódromo ao delírio

O legado de Lindolfo Monteverde, fundador do boi vermelho e branco, conduziu a segunda noite, emocionando a galera encarnada.

Por Hugo Guimarães

30/06/2024 às 10:01 - Atualizado em 30/06/2024 às 17:22

Notícias do Amazonas – Na segunda noite de apresentações do 57º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, o Boi Garantido encerrou a festa levando o tema ‘A Cidade de Lindolfo’, como parte do projeto ‘Segredos do Coração’. Este ano, as apresentações acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho.

PUBLICIDADE

Dentro do Bumbódromo, o boi vermelho e branco levou a materialização do sonho do criador. No conjunto do espetáculo, o cultivo da dança, do canto e da brincadeira de boi-bumbá foram apresentados para a galera, que foi ao delírio com os módulos alegóricos e itens.

Para membro da Comissão de Artes do Garantido, Rivaldo Ferreira, a primeira noite foi um momento de resgate da identidade do boi vermelho e branco. Neste segundo dia, o tema leva a todos para dentro da casa do fundador do bumbá: Lindolfo Monteverde.

“O Garantido é isso, o Garantido é emoção. Hoje, a apresentação nos remete a grande emoções, porque vamos contar a história de Lindolfo Monteverde e mostrar a cidade de Lindolfo, que é o berço sagrado de toda uma nação campeã”, destacou o membro da Comissão de Artes do Garantido, Rivaldo Ferreira.

Um dos grandes momentos da noite foi a aparição do icônico ‘Belezão’, um Boi Garantido gigante, que solta uma essência de patchouli pela arena. O apelido surgiu na sua primeira aparição, em 1985, quando o bumbá apareceu majestoso na arena e fez a galera o apelidar de ‘Belezão’. A última aparição dele foi em 2018.

Outro esperado momento foi a aparição da sinhazinha do Boi Garantido, que surgiu de dentro de uma alegoria representando o coração, símbolo do bumbá vermelho e branco. Valentina Coimbra, representante do item 7 do Festival de Parintins, falou sobre a preparação para este ano.

PUBLICIDADE

“É uma apresentação linda. A gente se dedica o ano todo para chegar nesse momento e executar um bom trabalho. Ontem foi o primeiro dia, aquela quebra de gelo, então a segunda e a terceira noite é mais para brincar, mas também com muita seriedade. A noite do ano passado tivemos surpresas na apresentação e esse ano também”, disse a sinhazinha do Boi Garantido, Valentina Coimbra.

No meio da galera, representante do item 19 do Festival de Parintins, estava a Elisângela Sena, 48, que é perreché desde criança, mas só conseguiu vir ao festival este ano. Para ela, ver de pertinho o seu bumbá representou uma grande emoção.

“É algo genial e espetacular, não tem como explicar. Era um sonho muito antigo, que eu tinha há mais de 10 anos, mas eu não conseguia conciliar as férias. Esse ano deu tudo certo. Tem que pular muito, cantar, dançar, vibrar mesmo!”, disse a torcedora do Boi Garantido, Elisângela Sena.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro oficializa candidatura à Presidência e promete a Milei “lutar juntos contra o terrorismo”

Convenção do PL em São Paulo confirmou o senador como candidato ao Palácio do Planalto e reuniu lideranças da direita brasileira e o presidente da Argentina.

há 5 minutos

Polícia

Veja carro usado por criminosos em assalto à casa de jornalista em Manaus

Volkswagen Polo branco, de placa TSD1I35, teria sido utilizado por trio armado que invadiu a residência após monitorar a rotina das vítimas no bairro Aleixo.

há 31 minutos

Brasil

Trump planejam enviar diplomatas ao Brasil para questionar integridade das urnas eletrônicas, diz jornal

Reportagem do The Washington Post afirma que missão ocorreria semanas antes do pleito e teria provocado reação de autoridades brasileiras.

há 1 hora

Eleições 2026

Após especulações de substituição, Omar Aziz confirma Alessandra Campêlo como vice na chapa ao governo

Deputada estadual tem nome oficializado na chapa do PSD durante convenção conjunta com MDB e Republicanos, encerrando especulações sobre uma possível substituição.

há 2 horas

Política

Maria do Carmo participa de convenção para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro a presidência do Brasil 

Pré-candidato do PL ao Governo acompanha oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 2 horas