Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Apaixonados por boi-bumbá não perdem apresentações do Festival de Parintins mesmo morando no exterior

Não importa se moram nos EUA, em Portugal ou na Inglaterra, amantes do boi-bumbá fazem do Festival de Parintins um acontecimento onde quer que estejam.

Por Hugo Guimarães

30/06/2024 às 17:14

Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

Eles saíram do Amazonas, mas o Amazonas não saiu deles. E junto com o Amazonas, eles levaram consigo sua principal manifestação folclórica: o Festival de Parintins. Mesmo a milhares de quilômetros de distância de Parintins, eles não perdem um festival. E fazem das três noites de apresentação de Caprichoso e Garantido um acontecimento onde quer que estejam.

PUBLICIDADE

Realizado anualmente pelo Governo do Amazonas e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que operacionalizam toda a estrutura de Bumbódromo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para que Caprichoso e Garantido apresentem seus espetáculos folclóricos, o Festival de Parintins é acompanhado remotamente por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Professor na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, o amazonense Rino Soares mora na Inglaterra há 23 anos. Ele foi a Parintins, pela primeira vez, no final dos anos 80. E não esconde que pretende voltar a assistir ao festival ao vivo, em Parintins.

“É óbvio que quero voltar a Parintins e quero levar mais amigos daqui para conhecer a nossa cultura e região. Em 2006, levei uma amiga e até hoje ela fala nisso e não se esquece da festa”, conta.

Para o professor universitário, ter a oportunidade de assistir à festa de Parintins de tão longe, em casa, pela internet e em alta definição, é emocionante. “Me traz para mais perto da minha terra, da minha gente e da Amazônia que eu tanto sinto falta. Aquece o coração e traz alegria para o emigrante amazonense. Faz lembrar que ser do Amazonas é muito bom”, declara.

PUBLICIDADE

Vontade de estar em Parintins

Morando em Portugal há sete anos, Danielle Paiva também não perde uma noite do Festival de Parintins. A médica amazonense afirma que já esteve em Parintins para assistir ao festival pelo menos cinco vezes e pretende voltar. “Assistir de tão longe é sempre difícil, sempre dá vontade de estar lá. Tenho vontade de levar o meu filhote, que veio com dois meses e nunca mais voltou ao Brasil”, diz Danielle.

A médica costuma assistir ao festival com seu marido, que também é amazonense. “Sempre falo do nosso festival para todos os portugueses. Já fiz uma apresentação do boi na escola do meu filho, e eles cantam ‘Vermelho’ e ‘Tic, Tic Tac’ nas festas aqui”, relata.

Festa com os amigos

A empresária Carol Coronel Argenta mora no sul da Flórida, em Pembroke Pines (próximo a Miami), há nove anos. “Sou de família gaúcha, nascida em Manaus e apaixonada pelo boi”, declara. “Meu marido já fez parte da batucada. Fomos uns cinco anos seguidos para o festival e não vejo a hora de poder voltar”, diz.

A empresária afirma que não perde a transmissão do Festival de Parintins desde 2008, quando ela e o marido pararam de vir a Parintins. “Hoje (sábado, 29/06), especialmente, temos um grupo de amigos reunidos para assistir à segunda noite”, conta.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Trump planejam enviar diplomatas ao Brasil para questionar integridade das urnas eletrônicas, diz jornal

Reportagem do The Washington Post afirma que missão ocorreria semanas antes do pleito e teria provocado reação de autoridades brasileiras.

há 21 minutos

Eleições 2026

Após especulações de substituição, Omar Aziz confirma Alessandra Campêlo como vice na chapa ao governo

Deputada estadual tem nome oficializado na chapa do PSD durante convenção conjunta com MDB e Republicanos, encerrando especulações sobre uma possível substituição.

há 1 hora

Política

Maria do Carmo participa de convenção para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro a presidência do Brasil 

Pré-candidato do PL ao Governo acompanha oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 2 horas

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga chegam com mais de uma hora de atraso à convenção que oficializa candidaturas em Manaus

Evento começou às 9h no Clube do Trabalhador do SESI, mas os dois senadores chegaram mais de uma hora depois.

há 2 horas

Polícia

Polícia recaptura no Centro de Manaus homem que fugiu algemado de delegacia

Breno da Silva escapou no dia 10 de julho ao deixar o 1º DIP a caminho de audiência de custódia; suspeito foi localizado na Rua dos Barés após monitoramento.

há 2 horas