A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

Desde o fim de junho, força aérea fez 28 voos de apoio ao bioma.

12/07/2024 às 07:03

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, desde o dia 28 de junho, quando começou a atuar no combate às queimadas, já lançou 336 mil litros de água nos focos de incêndio na região. Somente nesta quinta-feira (11), em dois voos realizados, 24 mil litros despejados em áreas atingidas pelo fogo.

Os voos são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.

PUBLICIDADE

De acordo com o major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense, esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. “Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que, hoje, pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, afirmou.

Santos explicou que toda a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, avaliar a redução de riscos para aeronaves que atuam de forma semelhante e manter o contato com a equipe em solo. A partir daí, ocorre a primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água.

Na sequência, a aeronave retorna para oeabastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos.

Desde o início da missão, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, somando 28 horas e 35 minutos de voo.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Homem é executado a tiros dentro de assistência técnica no Grande Vitória em Manaus

Afrânio Pinheiro Teixeira, de 49 anos, foi atingido por disparos após criminosos invadirem o estabelecimento onde trabalhava no bairro Grande Vitória.

há 19 minutos

Brasil

Defesa de Bolsonaro diz ao STF que arma apreendida havia sido inutilizada por equipe de segurança

Advogados afirmam que medida foi adotada sem o conhecimento do ex-presidente.

há 28 minutos

Manaus

Homem sofre descarga elétrica ao tentar furtar fios e cai de poste em Manaus

Segundo relatos preliminares, suspeito teria tentado retirar fios da rede elétrica quando foi atingido por uma descarga e caiu ao solo no bairro Parque 10.

há 42 minutos

Brasil

PF aponta que Vorcaro bancou hospedagem de Hugo Motta e Ciro Nogueira em Lisboa

Relatório enviado ao STF cita despesas bancadas por dono do Banco Master durante viagem à capital portuguesa em 2024.

há 57 minutos

Polícia

Homem é preso por importunação sexual e ameaças contra a própria filha no Amazonas

Segundo a investigação, vítima relatou ameaças, perseguições e episódios de importunação sexual praticados pelo pai desde a adolescência.

há 1 hora