Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Silas Câmara tenta se justificar após ser o único do AM a votar a favor do texto da reforma tributária que prejudica a ZFM

A justificativa veio após repercussão negativa e o deputado ser acusado de virar as costas para a Zona Franca de Manaus.

Por Natan AMPOST

12/07/2024 às 10:39 - Atualizado em 12/07/2024 às 13:26

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos), que se tornou alvo de severas críticas por ser o único representante do Amazonas a votar nesta semana favoravelmente ao texto da reforma tributária, delineada pelo PLP 68/2024, na Câmara dos Deputados mesmo com os evidentes prejuízos da proposta à Zona Franca de Manaus (ZFM), tentou se justificar para o eleitorado amazonense.

PUBLICIDADE

A decisão de Câmara gerou um clamor de indignação entre seus colegas de bancada e a população amazonense. Enquanto os outros sete deputados do estado votaram contra o projeto, Câmara optou por apoiar a medida, alegando que a legislação ainda passará por “aperfeiçoamentos” no Senado, onde o senador Eduardo Braga (MDB) será o relator.

O relator do projeto, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), rejeitou diretamente mais de 20 emendas propostas pelos parlamentares do Amazonas. No entanto, incorporou duas sugestões que beneficiam a Zona Franca: a criação de contribuições para financiar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e os Fundos de Desenvolvimento do Interior (FTI) e de Micro e Pequenas Empresas (FMPES), além de uma disposição sobre o crédito presumido das indústrias do estado.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado tentou se explicar: “Eu votei sim e tem muitas pessoas me perguntando porque eu votei sim. Estou há 28 anos na Câmara Federal, sempre em defesa da Zona Franca de Manaus. Muitos aproveitadores da política tentam incutir que eu sou contra a ZFM e vocês sabem que isso não é verdade”, afirmou.

“Apenas começou o processo legislativo para a aprovação final desta Lei Complementar 68. Foi votado na Câmara, vai ser votado no senado, lá inclusive o relator será o senador Eduardo Braga, e volta para a Câmara Federal novamente. O que quer dizer que o processo legislativo começou na Câmara Federal, vai ser aperfeiçoado no Senado e vai de novo a Câmara”, justificou o deputado.

PUBLICIDADE

No entanto, o que Silas Câmara não explicou foi por que decidiu se desvincular da posição unânime de seus colegas de bancada, que claramente enxergaram na proposta de reforma um grande risco para a economia regional. A Zona Franca de Manaus é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do estado, sendo responsável pela geração de milhares de empregos e pela atração de investimentos. Qualquer ameaça a esse modelo econômico deve ser enfrentada com a máxima resistência e unidade entre os representantes políticos do Amazonas.

A justificativa de que o projeto será “aperfeiçoado” no Senado soa como um voto de confiança ingênuo, para não dizer conivente, em um processo legislativo que historicamente nem sempre atendeu aos interesses da região Norte.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Tragédia

Funcionário invade fábrica da Bombril, mata três colegas a facadas e morre após ser preso

Suspeito era funcionário terceirizado, estava de folga e teria ido até a empresa para atacar colegas de trabalho. A motivação do crime ainda é investigada.

há 9 minutos

Homicídio

Homem é espancado até a morte após criminosos invadirem casa na Zona Leste de Manaus

Vítima dormia quando teve a residência invadida por três suspeitos e morreu após sofrer uma série de agressões.

há 42 minutos

Política

Justiça condena Nikolas Ferreira a pagar R$ 20 mil ao PT por danos morais

Deputado foi condenado após chamar a legenda de “partido dos traficantes” nas redes sociais; decisão também determina a exclusão da publicação.

há 2 horas

Desaparecimento

Adolescentes desaparecidas em Manaus são vistas em rodoviária de Porto Velho, diz família

Jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola; registro fotográfico reforça pista sobre possível paradeiro em Rondônia.

há 2 horas

Abastecimento

Falta de água vai atingir bairros de todas as zonas de Manaus na próxima quarta-feira; veja se o seu está na lista

Manutenção no Complexo da Ponta do Ismael deixará centenas de bairros sem abastecimento. Em algumas regiões, o fornecimento só será normalizado em até 48 horas.

há 2 horas