Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas apresenta propostas de transição energética ao Ministério de Minas e Energia para beneficiar comunidades isoladas

São projetos voltados à garantia de energia elétrica 24 horas por dia para comunidades isoladas no interior do estado.

Por Natan AMPOST

12/07/2024 às 17:10 - Atualizado em 28/07/2024 às 13:03

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), apresentou, nesta sexta-feira (12/07), propostas de projetos ao Governo Federal visando o beneficiamento de comunidades isoladas no interior do Amazonas.

PUBLICIDADE

A reunião foi realizada na sede do Ministério de Minas Energia (MME), em Brasília, entre a diretora do Departamento de Transição Energética, Karina Souza, o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o diretor do projeto Sistemas de Energia do Futuro da Agência de Cooperação Alemã – GIZ, Daniel Almarza, e representantes da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).

A diretora de transição energética do MME, Karina Souza, avaliou que os projetos apresentados estão em sinergia ao Programa Energias da Amazônia, lançado no Amazonas, em 2023, em Parintins. “Vamos avaliar estes bons projetos, como eles podem se encaixar nos nossos instrumentos para receber apoio e verificar uma possível parceria também com a GIZ”, destacou Karina.

O diretor do projeto Sistemas de Energia do Futuro da Agência de Cooperação Alemã – GIZ, Daniel Almarza, pontuou a importância dos projetos apresentados e sinalizou positivamente sobre o apoio por parte da GIZ para a concretização. “Gostamos muito dos projetos que apoiam diretamente as comunidades da Amazônia. Então, esperamos trabalhar juntos no futuro”, disse.

O diretor-presidente da Companhia, Aluizio Barbosa, apresentou o projeto ‘Comunidades Sustentáveis’, que trata da implantação de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI). O projeto prevê o atendimento de 32 mil residências, somando 160 mil moradores de áreas de várzea, sem acesso à energia elétrica e ainda não atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que também não possuem sistemas isolados.

PUBLICIDADE

A Ciama também apresentou o projeto ‘Transição Energética na Mobilidade Fluvial do Amazonas’, com dados concretos sobre o cenário fluvial no estado. “Este é um projeto piloto voltado à solução de geração de energia, armazenamento e carregamento na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – IP4 do município de Beruri (distante 173 km de Manaus)”, definiu Aluizio Barbosa, acrescentando que o projeto também prevê a aquisição de barcos fluviais com motorização elétrica, voltados ao transporte escolar.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, a população rural que utiliza o transporte fluvial em Beruri é da ordem de 433 alunos, distribuídos em quatro escolas estaduais e a ideia seria atender, inicialmente, estes alunos.

Ainda utilizando Beruri como município piloto, foi apresentado o projeto ‘Energia solar na usina de castanha-do-Brasil’, instalada na sede da Associação dos Agropecuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piagaçu-Purus, localizada no município, que conta com 45 comunidades, com 400 famílias que se sustentam pelo extrativismo do fruto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 2 horas

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 2 horas

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 2 horas

Manaus

Concurso Semef Manaus oferece salário de R$ 27 mil; veja vagas e inscrições

Prefeitura publicou edital com 20 vagas imediatas para auditor fiscal, além de cadastro reserva.

há 2 horas

Manaus

Falta de energia em Manaus: quatro bairros terão desligamento nesta sexta-feira (24)

Manutenção programada na rede elétrica vai interromper temporariamente o fornecimento em áreas do Tarumã, Flores, Parque Dez de Novembro e Bairro da Paz.

há 2 horas