Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Dema alerta população sobre riscos da prática das queimadas que vão desde prejuízo a qualidade do ar até degradação ambiental do AM

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser realizadas pelos números (92) 3667-7741, da Dema, ou pelo 181 da SSP-AM.

Por Natan AMPOST

13/07/2024 às 11:19 - Atualizado em 13/07/2024 às 11:20

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta a população sobre os riscos e consequências da prática de queimadas, que não apenas prejudicam a qualidade do ar, mas também impactam negativamente a fauna e flora locais, contribuindo para a degradação ambiental.

Conforme a delegada Juliana Viga, titular da Dema, o desmatamento prejudica a biodiversidade e gera fumaças tóxicas que afetam a saúde da população. Essa prática é considerada fogo criminoso e os responsáveis poderão responder por diversos crimes enquadrados na Lei de Crimes Ambientais.

PUBLICIDADE

Entre agosto e novembro de 2023, a capital amazonense sofreu uma das maiores estiagens, resultando na pior qualidade de ar do período. A seca é gerada por uma combinação de fatores, sendo o mais agravante o desmatamento. Essa ação causa fumaças tóxicas que são insustentáveis para a população.

Segundo a autoridade policial, a inalação de fumaça das queimadas pode causar várias doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças, por terem um sistema imunológico mais sensível.

“Além disso, a estiagem tem um impacto negativo nos animais, tornando o habitat insustentável para a sobrevivência. Devido aos ventos, o fogo se alastra para outras regiões, afugentando as espécies”, informou a delegada.
A PC-AM reforça a importância de manter o meio ambiente preservado e pede à comunidade que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada a queimadas. O combate a essa prática é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos.

Lei de Crimes Ambientais

PUBLICIDADE

As infrações se enquadram na Lei n° 9605/98, de Crimes Ambientais: Segundo o Art. 54, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, acarreta pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.
Se o crime tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana; causar poluição atmosférica que provoque a retirada, mesmo que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população; causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade; ou dificultar ou impedir o uso público das praias, a pena é de reclusão de um a cinco anos.

É importante ressaltar que é crime a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.

“Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, se enquadra no Art. 250. A pena pode chegar a seis anos de reclusão e multa”, ressaltou Juliana.

Denúncias
A PC-AM destaca que denúncias sobre crimes ambientais podem ser realizadas pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do denunciante será mantida em sigilo”, afirmou a delegada.

O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima, na Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/, ou diretamente na Dema, localizada na Rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, Bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 1 hora

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 1 hora

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 2 horas

Manaus

Concurso Semef Manaus oferece salário de R$ 27 mil; veja vagas e inscrições

Prefeitura publicou edital com 20 vagas imediatas para auditor fiscal, além de cadastro reserva.

há 2 horas

Manaus

Falta de energia em Manaus: quatro bairros terão desligamento nesta sexta-feira (24)

Manutenção programada na rede elétrica vai interromper temporariamente o fornecimento em áreas do Tarumã, Flores, Parque Dez de Novembro e Bairro da Paz.

há 2 horas