A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

Juiz Roberto Taketomi barra propagandas da Prefeitura de Manaus mesmo reconhecendo existir utilidade pública nas ações

Em sua sentença, Taketomi reconheceu a utilidade pública das campanhas, mas decidiu pelo veto.

Por Natan AMPOST

17/07/2024 às 14:05 - Atualizado em 18/07/2024 às 16:12

A recente decisão do juiz Roberto dos Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), de negar a veiculação de duas campanhas publicitárias de utilidade pública solicitadas pela Prefeitura de Manaus gerou controvérsia. As campanhas, “Combate às Queimadas Urbanas 2024” e “Julho Amarelo”, tem como objetivo conscientizar a população sobre questões ambientais e de saúde, respectivamente, mas foram vetadas sob a alegação de que poderiam favorecer a reeleição do prefeito David Almeida (Avante) no pleito deste ano.

PUBLICIDADE

Em suas sentenças, Taketomi reconheceu a utilidade pública das campanhas, mas decidiu pelo veto por entender que elas poderiam desequilibrar a disputa eleitoral para a prefeitura de Manaus e que a legislação eleitoral proíbe a veiculação de propaganda institucional nos três meses que antecedem o pleito.

Campanhas de utilidade pública têm o objetivo de informar e orientar a população sobre temas de interesse coletivo, visando valorizar e cuidar da vida. Essas campanhas buscam orientar e engajar as pessoas em causas ambientais, sociais ou de saúde pública.

Pedidos recusados

O primeiro pedido, relacionado ao “Julho Amarelo”, foi recusado na última sexta-feira, 12, mesmo com a campanha sendo de vital importância para a conscientização sobre hepatites virais. De maneira similar, a segunda decisão, tomada na segunda-feira, 15, vetou a campanha “Combate às Queimadas Urbanas 2024”.

PUBLICIDADE

Leia documento:DECISÃO JULHO AMARELO

Leia documento:DECISÃO AÇÃO CONTRA QUEIMADAS

A prefeitura de Manaus argumenta no segundo pedido que a proximidade do verão e os consequentes riscos de queimadas urbanas tornam a campanha essencial. A campanha pretende alertar a população sobre os perigos e impactos das queimadas, tentando evitar a repetição dos cenários desastrosos como do ano passado em que a capital amazonense foi tomada por uma nuvem de fumaça.

Ao impedir a veiculação das campanhas, o TRE-AM pode estar contribuindo para um cenário onde a população fica desinformada e vulnerável a riscos evitáveis.

O processo agora segue para apreciação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que terá a difícil tarefa de balancear a necessidade de campanhas de utilidade pública com a equidade eleitoral. As partes envolvidas foram notificadas, e o trânsito em julgado será certificado caso não haja recurso, resultando no arquivamento do processo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Esporte

Neymar deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa do Mundo contra Marrocos

Atacante da Seleção Brasileira se recupera de lesão na panturrilha e ainda depende de exames para voltar aos treinamentos nos Estados Unidos.

há 10 minutos

Esporte

Brasil reage após empate e vence Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Com gols de Bruno Guimarães e Endrick, equipe comandada por Ancelotti venceu os egípcios após sofrer empate ainda no primeiro tempo.

há 58 minutos

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro que tenta afastar ministro em processo sobre patente militar

Defesa do ex-presidente questiona imparcialidade de ministro do Superior Tribunal Militar em ação que pode resultar na perda do oficialato.

há 2 horas

Esporte

Brasil empata com Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Seleção Brasileira saiu na frente com Bruno Guimarães, mas sofreu empate ainda no primeiro tempo em amistoso disputado nos Estados Unidos.

há 2 horas

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 3 horas