Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TCE-AM aplica medida contra Prefeitura de Tapauá por irregularidades em pregões

Os contratos em questão envolvem um total aproximado de R$ 100 mil.

Por Hugo Guimarães

26/07/2024 às 10:58

Notícias do Amazonas – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aplicou uma medida cautelar contra a Prefeitura de Tapauá, após identificar irregularidades na condução dos pregões sobre a aquisição de materiais didáticos, gêneros alimentícios, materiais de expediente e produtos de higiene e limpeza.

PUBLICIDADE

A ação foi motivada por uma representação formal apresentada pela empresa L.F. da Silva Ltda., que denunciou a prefeitura, incluindo o prefeito Gamaliel Andrade e o Presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Raimundo Lopes do Nascimento, por práticas inadequadas.

Segundo a denúncia, a principal irregularidade foi a falta de justificativa convincente para a realização dos pregões de forma presencial. Além disso, as sessões públicas não foram registradas em áudio e vídeo, conforme exige a legislação. Outro ponto crítico foi a marcação das sessões em dias de ponto facultativo e feriados, o que dificultou a participação efetiva da empresa denunciante nos certames.

Os contratos em questão envolvem um total aproximado de R$ 100 mil. A ausência de transparência e a alteração das datas das sessões foram apontadas como estratégias para limitar a participação da empresa na competição.

O relator do caso, Júlio Assis Corrêa Pinheiro, determinou a concessão da medida cautelar. O TCE-AM estabeleceu um prazo de cinco dias úteis para que os responsáveis apresentem suas defesas e determinou a publicação da decisão, além da notificação das partes envolvidas.

A reportagem do Portal AM Post entrou com contato com a Prefeitura de Tapauá, mas até o momento do fechamento desta matéria, não houve resposta. No entanto, o espaço segue aberto para prestação.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

“Brasil vive golpe de estado liderado por Moraes”, diz Wall Street Journal, o jornal mais importante do mundo

Texto de opinião assinado por colunista norte-americana reúne críticas à atuação do ministro e da Suprema Corte; argumentos refletem a posição da autora e geraram debates.

há 2 minutos

Política

Deputado Mário César Filho garante mutirões nos CAIC TEA e amplia atendimento a autistas no Amazonas

Ação aprovada pelo Governo do Estado prevê mais de 5 mil atendimentos aos finais de semana para reduzir a fila de espera por consultas com neuropediatras.

há 15 minutos

Manaus

Vítima de acidente é socorrida no asfalto após colisão em avenida de Manaus

Ocorrência no bairro Dom Pedro mobilizou o Samu nas primeiras horas do dia; tráfego na Zona Centro-Oeste de Manaus registra retenção.

há 40 minutos

Eleições 2026

David Almeida realiza hoje convenção partidária para confirmar candidatura ao Governo do Amazonas

Evento também vai homologar a candidatura de Dra. Shádia a vice-governadora e as chapas de deputados estaduais e federais da aliança.

há 48 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade anuncia liberação da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais

Em vídeo publicado nas redes sociais, governador informou que a primeira parcela do 13º já começou a ser paga e confirmou o calendário dos salários de julho.

há 59 minutos