A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Dino defende Moraes e diz que ministro ‘cumpriu o seu dever’; Cármen beija a mão do ministro

Para Dino, os pedidos de Moraes para que o TSE produzisse relatórios foram “para o estrito cumprimento do dever legal”.

14/08/2024 às 13:17

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro a se pronunciar publicamente em defesa do ministro Alexandre de Moraes após o jornal Folha de S Paulo revelar que o magistrado usou a Assessoria de Enfrentamento À Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era submetida à Presidência da Corte quando ele era presidente, para municiar o inquérito das fake news no STF, do qual é relator.

PUBLICIDADE

Dino afirmou nesta quarta-feira, 14, em evento organizado pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA), que Moraes “é acusado de um crime gravíssimo, qual seja: cumprir o seu dever”. “O TSE exerce o poder polícia, manda elaborar relatórios acostados em autos existentes e isso é tido como violação de rito”, afirmou.

“Estamos diante da inusitada situação de se questionar o direito de ofício do poder de polícia”, prosseguiu o ministro. “Desde ontem a noite, não consegui encontrar em que capitulo, dispositivo ou preceito viola qualquer determinação da nossa ordem jurídica”, prosseguiu.

Para Dino, os pedidos de Moraes para que o TSE produzisse relatórios e monitorasse a atividade de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) envolvidos em campanhas de desinformação foram “para o estrito cumprimento do dever legal”. O ministro, que foi juiz federal no início da carreira, declarou-se “chocado” com os questionamentos feitos a atuação de Moraes.

A atual presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fez um gesto a Moraes mais sutil do que o de Dino. Ao se encaminhar para o púlpito em que faria a palestra no IEJA, a magistrada parou em frente a Moraes e beijou a sua mão numa demonstração de apoio. O evento não teve transmissão ao vivo e foi prestigiado majoritariamente por advogados, juízes e procuradores.

PUBLICIDADE

Os pedidos de investigação feitos por Moraes ocorreram antes e depois das eleições gerais de 2022, período no qual o órgão de cúpula da Justiça Eleitoral era presidido pelo ministro. Segundo a reportagem da Folha de S.Paulo, auxiliares de Moraes, tanto do STF quanto do TSE, trocavam mensagens de WhatsApp com técnicos da Justiça Eleitoral solicitando, de forma não oficial, a produção de documentos para serem utilizados em inquéritos no Supremo.

Em alguns casos, diz o jornal, os auxiliares de Moraes não apenas indicavam a personalidade que deveria ser investigada como também sugeriam conteúdos que deveriam constar no documento produzido pelo TSE. Moraes, por sua vez, diz que o TSE tem “poder de polícia” e que os relatórios solicitados foram “oficiais e regulares”. Ele também acrescentou que o processo contou “com integral participação da Procuradoria Geral da República”.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Doação de sangue em Manaus: HPS Platão Araújo realiza mobilização para reforçar estoques e atender alta demanda por transfusões

Ação acontece nesta quinta-feira (25) na zona Leste da capital e busca ampliar número de doadores voluntários.

há 14 minutos

Manaus

‘Atrasados de Parintins’ viram meme ao perseguir barco em rabeta para não perder viagem ao festival

Cena registrada no Porto de Manaus se repete todo ano e virou símbolo da correria dos torcedores que fazem de tudo para chegar ao Festival de Parintins.

há 16 minutos

Parintins

Casas vermelhas e emoção: moradores mantêm tradição centenária de receber o Garantido durante a Ladainha

Famílias transformam ruas de Parintins em cenário de fé, memória e paixão pelo Boi do Povão.

há 26 minutos

Parintins

Garantido revela espetáculo do Festival de Parintins e apresenta roteiro em coletiva de imprensa

Comissão de Artes detalhou os temas das três noites e destacou a valorização da diversidade, ancestralidade e cultura amazônica na busca pelo bicampeonato

há 32 minutos

Amazonas

MPAM aciona Justiça por suposto servidor fantasma na Guarda Municipal de Manaquiri

Servidor teria recebido salários por quase cinco anos sem exercer as funções; Ministério Público pede ressarcimento ao erário e bloqueio de bens dos investigados

há 42 minutos