Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Gaeco deflagra operação contra crime organizado em Manaus e em outras cidades

O grupo criminoso cometia tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Amazonas, Maranhão e Piauí.

Por Hugo Guimarães

20/08/2024 às 13:35 - Atualizado em 21/08/2024 às 14:56

Notícias do Amazonas – Os Ministérios Públicos do Amazonas, Maranhão e Piauí, por meio de seus respectivos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), deflagraram na manhã desta terça-feira (20), a operação “Fragmentado”, uma ação integrada que contou com a participação ativa das polícias Civil e Militar dos estados.

PUBLICIDADE

A operação teve como objetivo central desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo.

Abrangendo os estados do Norte e Nordeste, a ação cumpriu 29 mandados, dos quais 15 eram de busca e apreensão e 14 de prisão, visando desmantelar a rede criminosa que operava nessas unidades da federação. Em Manaus, a ação foi coordenada pelo GAECO/ MPAM em colaboração com DENARC e CORE da Polícia Civil do Estado do Amazonas. O nome “Fragmentado” foi escolhido em referência ao fato de que o principal alvo da investigação utilizava múltiplas identidades falsas para enganar a Justiça e os demais envolvidos no esquema.

A investigação começou em março de 2024, após a prisão de um dos suspeitos por porte ilegal de arma de fogo, durante uma blitz em Teresina (PI), e revelou a existência de um grupo criminoso associado à compra e venda de drogas e armas de fogo. Foi constatado que os entorpecentes eram enviados de Manaus para Teresina, utilizando barcos e ônibus como meios de transporte. Uma vez no Piauí, a droga era distribuída para outros traficantes, principalmente na capital.

A iniciativa também revelou uma movimentação financeira significativa, com quase R$ 800 mil circulando nas contas de um dos investigados nos últimos dois anos. Esse suspeito contava com o auxílio de uma dupla presa em Manaus na manhã desta terça-feira (20/08).

A operação “Fragmentado”, segundo os integrantes do Gaeco, representa um duro golpe contra o crime organizado e demonstra a sintonia entre os Gaecos e órgãos de segurança pública no combate ao tráfico e à lavagem de dinheiro.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Motorista bêbado provoca vários acidentes em Manaus e destrói o próprio carro em bloco de concreto

Condutor atingiu vários veículos e um motociclista ao longo do trajeto antes de perder o controle no bairro Flores; trânsito ficou comprometido na Zona Centro-Sul de Manaus.

há 15 minutos

Amazonas

TCE-AM reprova contas de Marcellus Campêlo e aplica multa por irregularidades em convênio da Saúde

Tribunal apontou falhas na prestação de contas de recursos destinados à APACC; decisão também responsabiliza o ex-secretário Anoar Samad e um representante da entidade.

há 17 minutos

Amazonas

Apagões revoltam moradores de Fonte Boa, que cobram explicações da concessionária

Comunidade relata longos períodos sem energia elétrica e reclama da falta de informações sobre as interrupções no fornecimento.

há 44 minutos

Manaus

Greve entra no segundo dia e ônibus continuam circulando com frota reduzida em Manaus

Mesmo após anúncio de repasse de R$ 18 milhões, rodoviários mantêm paralisação e afirmam que só retomam as atividades quando os salários forem pagos.

há 1 hora

Brasil

Tarifaço dos EUA começa nesta quarta-feira (22). Veja itens taxados e isentos

Sobretaxa de 25% começa a valer nesta quarta-feira (22) e pode gerar prejuízo bilionário às exportações do Brasil; mais de 2 mil produtos ficaram de fora da medida.

há 2 horas