A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Confiança no Governo Milei aumenta, mas presidente enfrenta crise no Congresso Argentino

Índice supera marcas dos ex-presidentes Alberto Fernández e Maurício Macri.

Por Hugo Guimarães

27/08/2024 às 06:11

Foto: Augustin Macarian/Reuters

A gestão de Javier Milei à frente da Presidência da Argentina registrou um aumento no Índice de Confiança no Governo durante o mês de agosto. De acordo com dados recentes, o índice alcançou 2,54 em uma escala de 0 a 5, marcando um crescimento de 6,8% em relação ao mês anterior. A pontuação atual é a mais alta desde o início da série histórica, superando os índices iniciais dos ex-presidentes Alberto Fernández e Maurício Macri.

PUBLICIDADE

O Índice de Confiança no Governo reflete a percepção dos eleitores sobre cinco aspectos-chave: a preocupação do governo com o interesse geral, a eficiência na administração dos gastos públicos, a honestidade dos servidores, a capacidade de resolver os problemas do país e a avaliação geral da gestão. A pesquisa, realizada entre 1º e 9 de agosto, ouviu mil eleitores em todo o país e revelou uma melhora em todos esses pontos durante o último mês.

Apesar do aumento na confiança popular, o governo de Milei enfrenta desafios significativos no Congresso. Desde que assumiu o poder com a coalizão de direita “La Libertad Avanza”, Milei tem tentado implementar reformas econômicas drásticas para combater a inflação galopante, que alcançou 263,45% nos últimos 12 meses. Entre suas principais medidas estão a redução de subsídios federais, a privatização de empresas estatais e o congelamento de reajustes salariais e de pensões.

No entanto, o Congresso argentino, onde Milei não possui maioria, tem resistido às propostas do presidente. Recentemente, o Senado aprovou uma lei que vincula o reajuste de pensões e aposentadorias à inflação, uma medida que vai contra a agenda fiscal do governo. A Casa Rosada já anunciou que vetará o projeto, alegando que ele elevaria os gastos públicos em 1,2% do PIB. Mesmo assim, a proposta conta com apoio suficiente no Congresso para derrubar o veto presidencial.

Diante do impasse, o governo ameaçou recorrer à Suprema Corte para impedir a implementação da lei. “Não voltaremos atrás. Não há negociação; a decisão está tomada”, afirmou Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (26).

Paralelamente às disputas no Legislativo, o governo Milei também propôs uma polêmica redução da maioridade penal para 13 anos, aprofundando o debate sobre segurança pública no país.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Quina de São João vai pagar R$ 260 milhões e prêmio não acumula

Concurso especial será sorteado no dia 28 de junho e pode se tornar um dos maiores da história da modalidade.

há 13 minutos

Eleição na Colômbia

Candidato da direita vence eleição presidencial na Colômbia, aponta apuração preliminar

Abelardo de la Espriella lidera a contagem inicial dos votos, mas resultado oficial ainda depende do escrutínio eleitoral

há 14 minutos

Eleição em Roraima

Arthur Henrique lidera eleição para governador de Roraima, mas resultado depende de decisão do STF e TSE

Ex-prefeito de Boa Vista recebeu 60,87% dos votos na eleição suplementar, porém candidatura segue sob análise da Justiça Eleitoral

há 38 minutos

Mundo

Cabo Verde faz história na Copa, marca primeiros gols e arranca empate do Uruguai

Seleção africana buscou o empate por 2 a 2 e segue sonhando com classificação inédita às oitavas de final.

há 47 minutos

Polícia

Operação apreende drogas, armas e mais de 358 quilos de carne de caça e pescado ilegal no Amazonas

Ações em Codajás resultaram na prisão de uma mulher e causaram prejuízo ao crime organizado.

há 9 horas