Bolsonaro diz que estaria preso se estivesse no Brasil em 8 de janeiro e critica governo Lula
Ex-presidente também não poupou críticas ao STF, acusando a corte de persegui-lo durante seu mandato.
- Foto: Reprodução
Em um discurso inflamado durante um evento realizado neste sábado (31) em Londrina, no Paraná, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que estaria preso caso estivesse no Brasil durante os atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília. Bolsonaro, que na época se encontrava nos Estados Unidos, declarou ter previsto que “algo iria acontecer” e que, se estivesse no país, “certamente estaria preso até hoje”.
PUBLICIDADE
“Eu sabia que algo ia acontecer, afinal de contas, do PT tudo é possível. O que teria acontecido comigo se eu estivesse no Brasil no dia 8 de janeiro? Certamente estaria preso até hoje. Me acusam de tudo”, afirmou o ex-presidente, em um claro tom de desabafo, ao relembrar a data dos acontecimentos que marcaram o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro deixou o Brasil em 30 de dezembro de 2022, antes da cerimônia de posse de Lula, evitando assim passar a faixa presidencial ao novo chefe do Executivo. O ex-presidente permaneceu nos Estados Unidos até março de 2023, quando retornou ao Brasil em meio a investigações e críticas sobre seu papel e omissão nos atos antidemocráticos.
Durante o evento, Bolsonaro também não poupou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a corte de persegui-lo durante seu mandato. “Fui fustigado semanalmente por decisões do STF ao longo de 4 anos”, declarou, destacando o que considera uma diferença de tratamento em relação ao atual governo, que segundo ele, não enfrenta o mesmo rigor da Justiça. “Esse cara [Lula] já tem 18 meses de governo e não há nenhum processo contra ele”, disparou.
O ex-presidente também ironizou as recentes notícias sobre a Amazônia e a situação dos povos Yanomami. “Muito pelo contrário, está tudo uma maravilha. Não está pegando fogo na Amazônia, não está morrendo Yanomami”, afirmou, em referência aos problemas ambientais e de saúde que marcaram o primeiro ano do governo Lula.
As declarações de Bolsonaro ocorrem em um momento de crescente polarização política no Brasil, com investigações em curso sobre os atos de 8 de janeiro e o papel de lideranças políticas e ex-autoridades na incitação ou omissão diante das manifestações que resultaram na invasão dos prédios públicos em Brasília.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






