A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta ao prefeito David Almeida

Mandel deve retirar a mensagem do ar imediatamente e ainda publicar direito de resposta do prefeito.

Por Natan AMPOST

31/08/2024 às 16:41

A Justiça Eleitoral do Amazonas condenou o candidato Amom Mandel por veicular mensagem ofensiva e caluniosa, no Instagram e no Facebook, contra o prefeito de Manaus, candidato à reeleição, David Almeida. Mandel deve retirar a mensagem do ar imediatamente e ainda publicar direito de resposta do prefeito da capital amazonense.

PUBLICIDADE

Ao analisar os argumentos da defesa do prefeito de Manaus, o juiz eleitoral Roberto Santos Taketomi, afirma: “assim, vislumbra-se a emissão de afirmações caluniosas e difamatórias claramente direcionadas ao Representante (David Almeida)”. E na decisão, proferida neste sábado (31/8), o magistrado sustenta:

“… na espécie (caso em questão) há inequívoco desdobramento da liberdade de expressão pelo Representado (Mandel), o qual não somente atingiu ilicitamente a honra do Representante (David Almeida), mas também o processo democrático, pois o Representado fez uso de artifícios irregulares em sua campanha, malferindo a paridade de armas do pleito”.

Direito de resposta

Além da retirada imediata da mensagem julgada ofensiva, o magistrado determinou: ”que o Representado (Mandel) disponibilize, em suas plataformas do Facebook e do Instagram, a resposta do Representante (David Almeida) pelo dobro do tempo em que esteve disponível a mensagem considerada ofensiva“.

PUBLICIDADE

Caso não acate a decisão da justiça eleitoral, ainda que de forma parcial, Mandel está sujeito à multa de R$ 5.320,50.

Reincidente

No debate realizado pela TV Norte, retransmissora do SBT no Amazonas, Amom Mandel sofreu quatro direitos de respostas, por ter ofendido os demais candidatos. Além das palavras, Mandel se mostrou, em diversos momentos, agressivo no tom utilizado contra os adversários.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Política

Antônia Lúcia, ex-mulher de Silas Câmara, bate boca com Socorro Neri em agenda ministerial

Discussão aconteceu durante evento do ministro Waldez Góes em Rio Branco.

há 22 minutos

Amazonas

Amazonas amplia combate às queimadas com novas bases dos Bombeiros e 153 brigadistas

Medidas incluem construção de duas bases operacionais e contratação de brigadistas para atuar nas regiões com maior incidência de focos de calor.

há 23 minutos

Caso Evilázio

Suspeito preso por morte de comerciante afirma estar arrependido em Manaus

João Victor Gomes da Silva, conhecido como “Vitinho”, confessou participação no assalto e afirmou que não foi o autor do disparo que matou Evilázio Alves.

há 58 minutos

Brasil

Polícia apura possível relação entre crime brutal e práticas ritualísticas em assassinato

Vestígios encontrados durante perícia e materiais recolhidos na casa de suspeitos passam por análise da Polícia Civil, que investiga a motivação do crime.

há 59 minutos