A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Prefeito de Novo Aripuanã é destituído do cargo e município terá nova eleição

Aminadab foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa em julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) que o deixou inelegível por oito anos.

Por Natan AMPOST

11/10/2017 às 15:15 - Atualizado em 12/10/2017 às 14:20

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou na tarde dessa terça-feira (10), o registro da candidatura de Aminadab Meira Santana (PSD), candidato eleito prefeito nas eleições de 2016, do município de Aripuanã, no Estado do Amazonas. Os ministros determinaram a imediata realização de novas eleições para prefeito no município.

PUBLICIDADE

Aminadab foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa em julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) que o deixou inelegível por oito anos. Ele teve a prestação de contas, referente ao exercício de 2011, julgada irregular pelo TCE, quando exercia o cargo de prefeito de Novo Aripuanã.

Na condição de prefeito, Aminadab foi acusado de não formalizar processo licitatório na aquisição de peças para a manutenção de veículos da prefeitura e de ausência de documentos que poderiam comprovar a execução de serviços contratados. No caso, o Plenário acompanhou o voto do ministro relator Herman Benjamin, que negou o recurso de Aminadab.

Em outro julgamento na sessão, o TSE proveu, por maioria de votos, recurso da Coligação Responsabilidade e Respeito por Rincão. Com a decisão, a Corte negou o registro de candidatura de Therezinha Servidoni (PSDB), devido à inelegibilidade causada por desaprovação de contas públicas. Ela havia sido reeleita prefeita do município de Rincão, no Estado de São Paulo.

O Plenário considerou que a então prefeita foi alertada por cinco vezes, em 2012, por órgão de contas devido ao excesso de gastos com pessoal da ordem de 5,12%, acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso sem que a prefeita encaminhasse informações ao organismo sobre as providências que estaria adotando para solucionar a irregularidade. Ao apresentar voto-vista na sessão, o ministro Herman Benjamin classificou a conduta da prefeita como “gravíssima”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Motociclista morre em Manaus após passar dias internado por acidente em Itacoatiara

Davy Leite de Oliveira ficou internado em Manaus após sofrer graves ferimentos em uma colisão registrada no bairro Novo Horizonte.

há 15 minutos

Manaus

Dupla em motocicleta é arremessada após forte colisão em cruzamento de Manaus

Imagens mostram o momento em que os veículos se encontram em um cruzamento e os ocupantes da motocicleta são lançados ao chão.

há 32 minutos

Esporte

Domingo de amistosos internacionais reúne seleções da Europa, África e Américas

Programação reúne partidas na Europa, África do Sul e Estados Unidos, com equipes em preparação para futuros desafios internacionais.

há 1 hora

Manaus

Operação de monitoramento garante trânsito organizado durante a Marcha para Jesus em Manaus

Ação coordenada pela Prefeitura de Manaus utilizou câmeras e monitoramento em tempo real para garantir segurança e mobilidade durante o evento.

há 2 horas

Brasil

CNJ arquiva investigação contra desembargador suspeito de vender decisão em troca de quadriciclo

Entidade afirma que adotou medidas disciplinares contra advogados investigados e rejeita acusações de atuação corporativista feitas pelo corregedor nacional de Justiça.

há 2 horas