A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Fumaça de incêndios recordes na Amazônia chegam ao Sul do Brasil

As condições meteorológicas criaram um corredor de ventos que transporta a fumaça ao longo de milhares de quilômetros.

03/09/2024 às 21:36

A fumaça provocada pelos incêndios recordes registrados na Amazônia nos últimos dias já chegou ao Sul do Brasil, conforme a empresa de meteorologia MetSul previu e a Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) constatou. As condições meteorológicas criaram um corredor de ventos que transporta a fumaça ao longo de milhares de quilômetros, de norte a sul da América do Sul.

PUBLICIDADE

– O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou, por meio de satélites, 3.432 focos de calor na Amazônia entre as 21h de domingo, 1, e as 21h de segunda-feira, 2.

– Foi o pior dia de queimadas na Amazônia neste ano, superando os 3.224 focos de calor registrados nesse bioma em 30 de agosto

Segundo a MetSul, a fumaça produzida por esses incêndios está sendo transportada para o Sul do Brasil por um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que tem origem no Sul da Amazônia e vai até o Rio Grande do Sul. A corrente transporta ar mais quente, causando aumento de temperatura na metade norte gaúcha.

Em Santa Catarina, o Epagri já constatou a presença de fumaça que, segundo as imagens de satélite, tem origem na Amazônia e de forma geral no Norte do País. O Estado catarinense enfrenta a fumaça no céu desde o mês passado.

PUBLICIDADE

“Na segunda semana de agosto já detectamos fumaça, vinda de Mato Grosso e de Minas Gerais”, conta a meteorologista do Epagri Marilene de Lima. “As condições meteorológicas dessa época favorecem, o sistema de alta pressão mantém a circulação dos ventos e traz a fumaça para cá”, afirma.

Segundo a meteorologista, a fumaça, conduzida pelas correntes de vento, deve continuar sobre os municípios catarinenses até a metade de setembro. “A expectativa é de que, depois, as chuvas ajudem a dissipar a fumaça”, prevê.

A MetSul diz que a fumaça deve ficar em suspensão na atmosfera, sem prejudicar de forma significativa a qualidade do ar – isso pode eventualmente ocorrer no Rio Grande do Sul, prevê a empresa Por estar na atmosfera, a fumaça deixa o céu com tom mais acinzentado e aspecto fosco, e realça as cores do sol ao amanhecer e no fim da tarde.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Parque Gigantes da Floresta fecha temporariamente para manutenção em Manaus

Espaço de lazer localizado no bairro Novo Aleixo passará por serviços preventivos e corretivos para garantir mais segurança aos visitantes.

há 18 minutos

Política

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 31 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 37 minutos

Polícia

Justiça condena homem que atirou na cabeça de motorista após discussão no trânsito em Manaus

Crime ocorreu no bairro Dom Pedro e deixou a vítima com sequelas irreversíveis após um disparo na cabeça.

há 45 minutos

Polícia

Homem condenado por falsa identidade é preso após investigação de furto em Manaus

Suspeito foi identificado durante investigação de furto em um posto de combustíveis no bairro Cidade de Deus.

há 1 hora