Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

X afirma que Moraes tentou “censurar cidadãos brasileiros comuns” ao determinar suspensão da plataforma no país

A postagem questiona a decisão de Moraes de suspender a plataforma X no Brasil.

Por Hugo Guimarães

05/09/2024 às 17:05

Foto: Reprodução

Na noite de quarta-feira (4), o perfil Alexandre Files, dedicado a divulgar supostas “decisões ilegais” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, fez graves acusações contra o magistrado. Segundo o perfil, Moraes teria violado direitos constitucionais ao ordenar, de forma secreta, a suspensão de contas na plataforma X, afetando a liberdade de expressão e a proteção de dados pessoais.

PUBLICIDADE

A postagem questiona a decisão de Moraes de suspender a plataforma X no Brasil, enquanto brasileiros fora do país ainda têm acesso à rede social. O perfil defende que tal medida configura uma forma de censura que não só afeta cidadãos comuns, mas também políticos e jornalistas proeminentes. O argumento central é que a decisão do ministro, datada de 9 de março de 2023, foi tomada sem o devido processo legal e sem a transparência necessária.

Na postagem, o perfil revela que, segundo a decisão de Moraes, as contas de usuários como Katia Graceli, Beto Rossi e Lucinha Ramiro foram bloqueadas. Estas contas, conforme descrito, eram seguidas por um número reduzido de pessoas e expressavam apoio a pontos de vista e políticos conservadores. A postagem destaca que não foi identificada nenhuma postagem ilegal por parte dos usuários mencionados, levantando dúvidas sobre a justificativa para o bloqueio integral das contas.

Foto: Divulgação

A decisão de Moraes de ordenar a suspensão do X no Brasil, como aponta o perfil, representa uma tentativa de controle sobre a plataforma e de restrição ao discurso público, violando garantias fundamentais. O perfil Alexandre Files, por meio do acesso a mensagens postadas na plataforma pelos brasileiros fora do país, tornou essas alegações públicas, justificando sua relevância jornalística e o interesse público.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Brasil e Japão renovam isenção de visto para viagens de até 90 dias

Acordo foi prorrogado por mais três anos e permitirá que brasileiros e japoneses continuem viajando entre os dois países sem necessidade de visto para estadias de curta duração.

há 2 minutos

Brasil

TRF-1 condena Romero Jucá a quase 10 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Ex-senador de Roraima foi condenado por receber propina da Odebrecht disfarçada de doação eleitoral; defesa afirma que recorrerá da decisão.

há 4 minutos

Polícia

Homem é condenado por tráfico de drogas após investigação da Polícia Civil em Manaus

Josué Gomes da Silva foi preso em abril deste ano no bairro Vieiralves e recebeu pena de dois anos e quatro meses de reclusão.

há 19 minutos

Eleições 2026

TRE-AM publica registro da candidatura de Omar Aziz e abre prazo para impugnações

O registro também inclui Alessandra Campelo como candidata a vice-governadora.

há 31 minutos

Política

Gabinete de Rosinaldo Bual já consumiu R$ 1,5 milhão dos cofres públicos desde a prisão do vereador por suspeita de rachadinha

Folhas de pagamento da CMM mostram que os 45 servidores do gabinete receberam mais de R$ 1,54 milhão em remuneração bruta.

há 39 minutos