Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Quase 4 mil vivem em moradias improvisadas no Amazonas, revela IBGE

Estado ocupa 14ª posição nacional em condições precárias de habitação.

Por Hugo Guimarães

07/09/2024 às 06:50

Notícias do Amazonas – No Amazonas, 3.885 pessoas residem em moradias improvisadas, conforme dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (6). Esta estatística coloca o estado na 14ª posição nacional em termos de população vivendo em condições precárias de habitação, com o Amazonas sendo o segundo estado da região Norte com mais moradores em domicílios improvisados, atrás apenas do Pará.

PUBLICIDADE

O censo define moradias improvisadas como tendas, barracas, construções inacabadas, abrigos e veículos utilizados como residências. A maioria dos residentes em condições precárias tem entre 30 e 39 anos, e 902 crianças, entre 4 e 9 anos, estão nesta situação. Os idosos com 80 anos ou mais representam apenas 0,72% do total.

A distribuição das moradias improvisadas no estado revela que 33% das pessoas vivem em estabelecimentos comerciais em funcionamento, 27% em barracas de lona ou plástico, e 20% em abrigos ou estruturas similares. O levantamento também identificou que 327 pessoas residem em veículos e 260 em logradouros públicos.

Além disso, o IBGE indica que o Amazonas possui 62.624 pessoas em domicílios coletivos, como repúblicas e pensões, representando 13% da população da região Norte. A maioria desses residentes é alfabetizada, com 87% dos maiores de 15 anos sendo capazes de ler e escrever.

Os dados evidenciam a necessidade urgente de políticas públicas para melhorar as condições habitacionais no Amazonas, destacando um desafio significativo para a gestão do estado e do país.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Moradores relatam dias de medo após vazamento de estireno em Manaus: “Não conseguimos respirar dentro de casa”

Famílias que moram próximas ao Distrito Industrial relatam falta de ar, náuseas, irritação nos olhos e noites sem dormir desde o incidente químico na empresa Innova.

há 19 minutos

Política

Declaração de apoio de Plínio Valério a Omar Aziz fortalece Wilson Lima entre eleitores da direita

Movimentações do senador do PSDB reacendem debate sobre alianças para 2026, enquanto pesquisa aponta crescimento de Wilson Lima.

há 21 minutos

Manaus

Ipaam aplica multa de R$ 12,5 milhões à Innova após vazamento de gás estireno em Manaus

Penalidade foi aplicada por poluição atmosférica provocada pelo vazamento de monômero de estireno, que afetou moradores e trabalhadores da capital amazonense.

há 51 minutos

Manaus

Lírio Parisotto se pronuncia sobre vazamento de gás em unidade de sua empresa em Manaus 

Segundo ele, o incidente começou quando um tanque entrou em ebulição.

há 1 hora

Brasil

Moraes barra visita de Javier Milei a Bolsonaro na prisão domiciliar

Ministro do STF manteve restrições impostas ao ex-presidente após concluir que ele descumpriu medidas cautelares ao divulgar manifestação de caráter político.

há 2 horas