Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro pede impeachment de Moraes em ato na Avenida Paulista: “Eu espero que o senado coloque um freio nele”

Durante o evento, Bolsonaro chamou Moraes de “ditador” e criticou sua atuação em investigações.

Por Natan AMPOST

07/09/2024 às 15:48

  • Jair Bolsonaro realizou um ato político na Avenida Paulista, criticando duramente o ministro Alexandre de Moraes (STF) e pedindo seu impeachment, chamando-o de "ditador" e acusando-o de agir fora da Constituição, sem apresentar provas.
  • O ex-presidente defendeu novamente a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, classificando-os como "presos políticos" e alegando perseguição política.
  • Bolsonaro voltou a sugerir, sem evidências, suposta manipulação nas eleições de 2022 e reforçou o discurso de confronto com o STF, buscando mobilizar sua base e fortalecer sua oposição ao governo Lula.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Em ato político realizado neste sábado (7) na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reiterando seu pedido de impeachment do magistrado. Durante o evento, Bolsonaro chamou Moraes de “ditador” e criticou sua atuação em investigações, além de reforçar a defesa de anistia para os presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

PUBLICIDADE

A manifestação, que reuniu apoiadores do ex-presidente, foi marcada por críticas contundentes ao STF e, em especial, a Moraes, que foi responsável pela condução de inquéritos envolvendo lideranças bolsonaristas e manifestantes acusados de tentar subverter a ordem democrática. Para Bolsonaro, Moraes estaria agindo fora dos limites da Constituição, ao conduzir inquéritos de forma supostamente arbitrária e influenciar as eleições presidenciais de 2022, em que Lula (PT) foi eleito. No entanto, Bolsonaro não apresentou provas dessas acusações.

“Devemos botar freio através dos dispositivos constitucionais àqueles que rompem os limites das quatro linhas da constituição. Eu espero que o Senado coloque um freio no Moraes, esse ditador, que é mais no Brasil que o próprio Lula”, declarou Bolsonaro, insinuando que o magistrado exerce um poder maior que o presidente da República.

Além das críticas a Moraes, o ex-presidente também trouxe à tona, mais uma vez, a questão da anistia para os que ele chama de “presos políticos”. Bolsonaro tem se posicionado repetidamente em favor da libertação dos detidos pelos atos de 8 de janeiro, que resultaram em invasões e depredações na sede dos Três Poderes, em Brasília. Para seus apoiadores, esses indivíduos estão sendo injustamente perseguidos e presos por motivos políticos.

Bolsonaro também voltou a citar, sem provas, uma suposta manipulação no resultado das eleições de 2022, sugerindo que sua derrota para Lula teria sido fruto de falhas no sistema eleitoral. A acusação, no entanto, não foi sustentada com evidências concretas, sendo parte de sua retórica recorrente de que teria sido prejudicado durante o processo eleitoral.

O discurso inflamado de Bolsonaro reforça o tom de confrontação entre parte de seus apoiadores e o Judiciário, especialmente o STF, em um momento em que o ex-presidente tenta recuperar força política e rearticular seu movimento de oposição ao governo Lula e ao Supremo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Polícia apreende embarcações usadas por piratas após ataque a pescadores no Rio Solimões

Criminosos agrediram tripulantes, roubaram um barco pesqueiro e trocaram tiros com policiais durante perseguição no interior do Amazonas.

há 37 minutos

Colunas

Renan 10%… O Eclipse da Direita Populista e o Fator Coringa

Como Renan Santos começa a ocupar o vazio produzido pela crise do bolsonarismo e arrogância da esquerda anti-comuniação digital.

há 53 minutos

Brasil

Tereza Cristina aceita ser vice de Flávio Bolsonaro, mas PP barra aliança com desculpa de neutralidade

Candidato do PL afirma que senadora aceitou o convite para compor a chapa presidencial, porém o PP informou que permanecerá neutro no pleito.

há 1 hora

Manaus

Incêndio provoca intensa fumaça preta e assusta moradores do bairro Nova Cidade em Manaus

Chamas atingiram uma área de mata na Avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, e provocaram uma intensa fumaça visível de diferentes pontos da região.

há 2 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro cobra PF a dar prioridade em investigação sobre Lulinha

Senador afirma que Polícia Federal dedica mais esforços para investigar adversários do que apurar suspeitas envolvendo o filho do presidente.

há 2 horas