A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

María Corina Machado afirma que opositor de Maduro vai tomar posse na Venezuela em 2025

A declaração, feita por meio de uma carta divulgada nas redes sociais, marca um novo capítulo na conturbada política venezuelana.

Por Hugo Guimarães

08/09/2024 às 16:54

Foto: Marcelo Perez del Carpio/Getty Images

Neste domingo, 8, María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, anunciou que Edmundo González tomará posse como presidente constitucional e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Nacionais no dia 10 de janeiro de 2025. A declaração, feita por meio de uma carta divulgada nas redes sociais, marca um novo capítulo na conturbada política venezuelana.

PUBLICIDADE

De acordo com Machado, González, que recentemente deixou a Venezuela e está atualmente na Espanha, pediu asilo naquele país para preservar sua liberdade e integridade. A decisão de deixar o país veio após um mandado de prisão ter sido solicitado pelo Ministério Público e aceito pela Justiça venezuelana, acusando-o de crimes eleitorais.

Machado ressaltou que a decisão de González de fugir do país se deu devido às crescentes ameaças e tentativas de repressão por parte do regime de Nicolás Maduro. “A partir da nossa vitória histórica em 28 de julho de 2024, o regime desencadeou uma onda brutal de repressão contra todos os cidadãos, classificada como terrorismo de Estado”, escreveu Machado na carta.

Ela continuou, afirmando que a vida de González estava em perigo, e que as ameaças, intimações e mandados de detenção demonstram a falta de escrúpulos do regime em sua tentativa de silenciá-lo. Segundo Machado, González continuará sua luta ao lado da diáspora venezuelana, enquanto ela seguirá atuando dentro do território nacional.

A eleição presidencial de 2024 na Venezuela, na qual González foi eleito pela coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), tem sido marcada por controvérsias e alegações de fraude. A oposição se autoproclamou vencedora, enquanto o regime chavista, liderado por Maduro, continua no poder. A disputa gerou tensões internacionais e pedidos de maior transparência nas eleições por parte de autoridades e organizações internacionais.

González, um ex-diplomata de 74 anos, foi escolhido para representar a oposição após os principais candidatos María Corina Machado e Corina Yoris serem impedidos de concorrer. A eleição foi vista como uma potencial mudança de direção para o país, que tem sido governado por Hugo Chávez e, desde sua morte, por Nicolás Maduro, com um breve rompimento nas relações com os EUA durante a presidência de Donald Trump.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Operação apreende drogas, armas e mais de 358 quilos de carne de caça e pescado ilegal no Amazonas

Ações em Codajás resultaram na prisão de uma mulher e causaram prejuízo ao crime organizado.

há 4 horas

Roraima

Teste de integridade das urnas é concluído com sucesso na eleição suplementar de Roraima

Auditoria da Justiça Eleitoral confirmou a segurança e a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

há 5 horas

Manaus

Prefeito Renato Júnior garante box comercial para vendedora de açaí após história viralizar na internet

Ação da gestão municipal busca formalizar atividade de microempreendedora e garantir sustento da família.

há 6 horas

Polícia

Cão farejador encontra mais de 21 quilos de cocaína escondidos em embarcação no Amazonas

Operação em Tonantins apreendeu 41 tabletes de pasta-base de cocaína e causou prejuízo milionário ao tráfico.

há 7 horas

Esporte

Neymar está de volta: camisa 10 treina sem restrições e será titular contra a Escócia; vídeo

Recuperado, craque lidera preparação da Seleção Brasileira para duelo decisivo após corte de Raphinha.

há 8 horas