Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

Segundo Humberto Freire de Barros, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.

14/09/2024 às 12:30

  • O delegado da Polícia Federal Humberto Freire de Barros afirmou que parte dos incêndios florestais no Brasil pode ter sido causada por ações coordenadas, segundo investigação preliminar da PF.
  • O ministro do STF Flávio Dino também destacou a hipótese de ação humana nas queimadas e defendeu investigação e punição dos responsáveis.
  • No combate aos incêndios no Pantanal, estão sendo usados 842 profissionais e 18 aviões, com 116 focos registrados e 83 já extintos, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

O delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas. A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada nesta sexta-feira (13) pela Globo News.

PUBLICIDADE

Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.

“A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, afirmou na entrevista.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Na terça-feira (10), durante audiência de conciliação realizada pela Corte, Dino defendeu a investigação e punição de quem provoca queimadas ilegais.

PUBLICIDADE

“Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana”, disse o ministro.

De acordo com levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estão sendo usados para o combate às chamas no Pantanal 842 profissionais e 18 aviões. Há 116 incêndios registrados e 83 extintos.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Eleições 2026

Adail Pinheiro e Comandante Dan estão entre nomes do AM na lista do TCU de contas irregulares

Tribunal de Contas da União incluiu 196 pessoas do Amazonas em relação de responsáveis com contas julgadas irregulares.

há 40 minutos

Política

Irmão de Silas Câmara será suplente de Helder Barbalho na disputa pelo Senado no Pará

Pastor Samuel Câmara integrará a chapa do ex-governador paraense e terá o senador Jader Barbalho como segundo suplente nas eleições de 2026.

há 1 hora

Brasil

Lula negocia apoio a Motta e Alcolumbre no Congresso em troca de acordos para 2027

Negociações atribuídas ao Planalto envolvem presidências da Câmara e do Senado, neutralidade eleitoral.

há 1 hora

Vítimas de incêndio

Morador é levado para ambulância após inalar muita fumaça em incêndio em apartamento no Edifício Botticelli em Manaus

Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 10 pessoas durante ocorrência no Edifício Botticelli.

há 3 horas