Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministra Cida Gonçalves lança ação de prevenção aos feminicídios em Manaus

A ministra também visitou o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira na capital.

Por Jhon Lobato

20/09/2024 às 11:40

Notícias de Manaus – A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitou o terreno da Casa da Mulher Brasileira em Manaus, nesta sexta-feira (20), e lançou o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios. Em sua fala, Cida ressaltou a necessidade de uma mobilização ampla.

“A mobilização do feminicídio zero é para que toda a sociedade brasileira se envolva no debate sobre a questão da violência contra as mulheres. A cada 6 horas, uma mulher é vítima de feminicídio e a cada seis minutos, uma menina ou uma mulher é estuprada no Brasil”, disse.

PUBLICIDADE

A ministra destacou a importância de políticas públicas concretas e de um esforço coletivo, afirmando que “não podemos achar que só o poder público e o poder judiciário vão dar conta de acabar com a pandemia chamada violência contra as mulheres”. Ela enfatizou que a informação é crucial para a prevenção, pedindo que a imprensa ajude a divulgar canais de denúncia, como o 180 e 190.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também participou do evento e falou sobre a integração das ações estaduais. “O que temos feito aqui no estado é uma ação integrada de todas as secretarias”. Ele mencionou que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria de Assistência Social (Seas) estão trabalhando em conjunto para capacitar mulheres e proporcionar o acolhimento necessário no momento da denúncia.

Cida Gonçalves e Wilson Lima destacaram o compromisso de entregar a Casa da Mulher até 7 de agosto de 2025, data que comemora a Lei Maria da Penha. O espaço será um importante ponto de apoio para as mulheres, com recursos provenientes de emendas da bancada do Amazonas e contrapartidas do Estado.

Na quinta-feira (19), a ministra participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. O evento contou com a adesão dos grupos Boi Garantido e Boi Caprichoso à carta-compromisso da campanha.

PUBLICIDADE

Governador Wilson Lima anuncia Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios

Posted by AM POST on Friday, September 20, 2024

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 3 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 4 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 4 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 5 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 5 horas